CARTAG
BARALHO DIDÁTICO COM SISTEMA DE REGRAS MÚLTIPLAS PARA O ENSINO DO CÓDIGO GENÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3856Palavras-chave:
Doenças genéticas, Genoma humano, Jogos educacionaisResumo
Introdução: O código genético se refere à correspondência entre uma sequência de três das quatro bases nitrogenadas do RNA mensageiro e um dos 20 aminoácidos. Uma das dificuldades no ensino do processo de tradução é a intangibilidade dos conceitos e a falta de material didático para o ensino ativo. Objetivos: A atual pesquisa teve como objetivo principal a produção de um baralho de códons e de aminoácidos, que possa ser utilizado em sala de aula com diferentes regras e no intuito de alcançar diferentes objetivos pedagógicos. Material e métodos: Foi desenvolvido um kit denominado CARTAG no programa computacional Microsoft PowerPoint®, o qual inclui uma ficha de consulta que apresenta o código genético, um baralho de carta de códons e um baralho de cartas de aminoácidos. Resultados: A partir material produzido foram propostos os jogos “Construindo o código genético” e “Separando os aminoácidos” como exemplos de formas de utilização do kit no ensino do código genético. Conclusões: O material desenvolvido neste estudo pode ser utilizado inicialmente seguindo as regras e objetivos dos jogos propostos pelos autores, porém novas formas de utilizar o kit CARTAG podem ser criadas pelo professor e por alunos, o que torna o material ajustável para a realidade vivenciada pelo professor em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.