Efeito da memória operacional nas habilidades auditivas de localização e ordenação temporal após reconto de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4725

Palavras-chave:

Percepção Auditiva, Memória Operacional, Processamento Executivo, Deficiências de Aprendizagem, Psicoeducação

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo elaborar e aplicar um programa de intervenção auditiva com crianças de oito anos, analisando seus efeitos sobre a memória operacional, habilidades auditivas de localização e ordenação temporal, bem como sobre o comportamento auditivo cotidiano percebido por pais e professores. Método: A pesquisa foi realizada com crianças do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola, devidamente autorizada por comitê de ética. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo de estudo, que recebeu a intervenção, e um grupo de comparação, que aguardou em tempo equivalente. O programa de intervenção, denominado PERH, consistiu na escuta e reconto de histórias selecionadas e adaptadas com estímulos visuais e auditivos. A aplicação ocorreu em pequenos grupos, durante o período escolar, com reposição individual em caso de faltas. A avaliação incluiu testes psicológicos de memória operacional e triagem do processamento auditivo, além de questionários respondidos por pais e professores sobre o comportamento auditivo das crianças. Também foi oferecido um programa de psicoeducação aos adultos envolvidos, com orientações sobre memória e audição. Resultados: As avaliações foram realizadas antes e após o período de intervenção. Os resultados sugerem que o programa PERH contribuiu para aprimorar a memória operacional e favoreceu maior atenção dos professores para as mudanças no comportamento auditivo das crianças. Conclusão: O estudo destaca o potencial de intervenções lúdicas e educativas como estratégias complementares no apoio ao desenvolvimento cognitivo e auditivo infantil.

Downloads

Publicado

15.12.2025

Como Citar

Faria, S., Salles, D., & Desgualdo Pereira, L. (2025). Efeito da memória operacional nas habilidades auditivas de localização e ordenação temporal após reconto de histórias. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 6(4), 143–152. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4725

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.