Efeito da memória operacional nas habilidades auditivas de localização e ordenação temporal após reconto de histórias
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4725Palavras-chave:
Percepção Auditiva, Memória Operacional, Processamento Executivo, Deficiências de Aprendizagem, PsicoeducaçãoResumo
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo elaborar e aplicar um programa de intervenção auditiva com crianças de oito anos, analisando seus efeitos sobre a memória operacional, habilidades auditivas de localização e ordenação temporal, bem como sobre o comportamento auditivo cotidiano percebido por pais e professores. Método: A pesquisa foi realizada com crianças do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola, devidamente autorizada por comitê de ética. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo de estudo, que recebeu a intervenção, e um grupo de comparação, que aguardou em tempo equivalente. O programa de intervenção, denominado PERH, consistiu na escuta e reconto de histórias selecionadas e adaptadas com estímulos visuais e auditivos. A aplicação ocorreu em pequenos grupos, durante o período escolar, com reposição individual em caso de faltas. A avaliação incluiu testes psicológicos de memória operacional e triagem do processamento auditivo, além de questionários respondidos por pais e professores sobre o comportamento auditivo das crianças. Também foi oferecido um programa de psicoeducação aos adultos envolvidos, com orientações sobre memória e audição. Resultados: As avaliações foram realizadas antes e após o período de intervenção. Os resultados sugerem que o programa PERH contribuiu para aprimorar a memória operacional e favoreceu maior atenção dos professores para as mudanças no comportamento auditivo das crianças. Conclusão: O estudo destaca o potencial de intervenções lúdicas e educativas como estratégias complementares no apoio ao desenvolvimento cognitivo e auditivo infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.