Desenvolvimento e validação de conteúdo de manual instrucional para hipodermóclise pediátrica: um estudo metodológico

Autores

  • MONICA RODRIGUES Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1784-968X
  • Fernanda Teixeira Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, São Paulo
  • Aparecido Eduardo Araujo de Sousa Universidade Federal de São Paulo
  • Elaine Soares Alves Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4714

Palavras-chave:

Hipodermóclise, Pediatria, Estudo de validação

Resumo

A hipodermóclise é uma via segura e eficaz para a administração de fluidos e fármacos, mas sua aplicação em pediatria permanece subutilizada devido à carência de protocolos e treinamento especializado. O objetivo então foi construir e validar o conteúdo de um manual instrucional sobre hipodermóclise pediátrica, visando a padronização da prática e a capacitação da equipe multiprofissional. Trata- se de um estudo metodológico desenvolvido em um hospital pediátrico de alta complexidade em São Paulo. O processo envolveu revisão de literatura, diagnóstico situacional do conhecimento da equipe de enfermagem, elaboração colaborativa do manual e validação de conteúdo por enfermeiras especialistas. O diagnóstico inicial (n=41) revelou um conhecimento teórico geral satisfatório, mas com lacunas significativas em domínios práticos, como técnica de punção (50% de acertos) e compatibilidade de medicamentos (45%). O manual foi construído com sucesso e validado pelas especialistas, resultando em uma ferramenta instrucional consolidada e pronta para implementação. O estudo produziu um manual instrucional com conteúdo validado, cuja necessidade foi confirmada pelo diagnóstico de conhecimento prévio da equipe. A ferramenta desenvolvida serve como um recurso fundamental para a padronização do cuidado e para subsidiar futuros programas de capacitação, com o objetivo de aumentar a segurança e a eficácia da hipodermóclise na prática pediátrica.

Biografia do Autor

Fernanda Teixeira, Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, São Paulo

Enfermeira. Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente, Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brasil.

Aparecido Eduardo Araujo de Sousa, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando em Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente, Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brasil.

Elaine Soares Alves, Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, São Paulo

Enfermeira. Especialista em Acessos Vasculares, Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

12.11.2025

Como Citar

RODRIGUES, M., Teixeira de Souza, F., Araujo de Sousa, A. E., & Soares Alves, E. (2025). Desenvolvimento e validação de conteúdo de manual instrucional para hipodermóclise pediátrica: um estudo metodológico. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 6(4), 49–61. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4714

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.