A ABORDAGEM DA ULTRASSOGRAFIA NO DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20909Palavras-chave:
Ultrassonografia, Unidade de Terapia Intensiva, Ventilação MecânicaResumo
INTRODUÇÃO: A falha no desmame da ventilação mecânica ocorre quando a carga respiratória excede a capacidade compensatória dos músculos respiratórios e está associada com a disfunção diafragmática. Com isso, a ultrassonografia diafragmática surgiu como uma ferramenta não invasiva à beira leito com a finalidade de avaliar a funcionalidade e estrutura do diafragma. Com isso, essa técnica pode ser útil para prever o sucesso do desmame. OBJETIVO: Sendo assim, o objetivo desse estudo é avaliar a precisão diagnóstica do ultrassom diafragmático no desmame da ventilação mecânica de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva. MÉTODOS: À vista disso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com a pergunta norteadora: “Qual a importância do uso da ultrassonografia no desmame da ventilação mecânica de pacientes críticos na Unidade de Terapia Intensiva?”, utilizando bases de dados por meio dos descritores: “Ultrasonography” and “Intensive Care Unit” and “Ventilator Weaning”,estipulando critérios de inclusão. RESULTADOS: No total, 20 artigos foram incluídos e compuseram a análise. CONCLUSÃO: A pesquisa evidencia que a ultrassonografia pode ajudar a diagnosticar a disfunção do diafragma e guiar o desmame ventilatório de pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.