O PAPEL DOS PAIS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS PACIENTES COM TEA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Mikaela Macedo Pereira Rodrigues
  • Mariana de Freitas Pereira
  • Monalisa Silvério da Silva
  • Pedro Lucas da Cunha Santos

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20661

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento Infantil, Pais

Resumo

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria - DSM-5, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio global de neurodesenvolvimento que compromete na interação social e na comunicação, causando um comportamento restrito, repetitivo e estereotipado do indivíduo. Atualmente, o diagnóstico do TEA tem se tornado cada vez mais precoce, o que possibilita uma intervenção imediata e, consequentemente, um resultado mais rápido e efetivo para as crianças. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados LILACS e MEDLINE, utilizando os descritores “Transtorno do Espectro Autista”, “Desenvolvimento Infantil” e “Pais”, associados ao operador booleano “AND”. Com isso, foram encontrados 05 artigos, sendo eles: 03 da LILACS, 01 da Index Psicologia e 01 da MEDLINE. Os estudos, então, resultaram na importância da atenção dos pais para desenvolvimento ampliado das crianças com TEA, as quais necessitam de um cuidado especializado para que a autonomia e convivência em comunidade sejam preservadas.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Rodrigues, M. M. P. ., Pereira, M. de F., Silva, M. S. da, & Santos, P. L. da C. . (2023). O PAPEL DOS PAIS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS PACIENTES COM TEA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 1249–1252. https://doi.org/10.51161/conais2023/20661

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde