O PAPEL DOS PAIS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS PACIENTES COM TEA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20661Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento Infantil, PaisResumo
Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria - DSM-5, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio global de neurodesenvolvimento que compromete na interação social e na comunicação, causando um comportamento restrito, repetitivo e estereotipado do indivíduo. Atualmente, o diagnóstico do TEA tem se tornado cada vez mais precoce, o que possibilita uma intervenção imediata e, consequentemente, um resultado mais rápido e efetivo para as crianças. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados LILACS e MEDLINE, utilizando os descritores “Transtorno do Espectro Autista”, “Desenvolvimento Infantil” e “Pais”, associados ao operador booleano “AND”. Com isso, foram encontrados 05 artigos, sendo eles: 03 da LILACS, 01 da Index Psicologia e 01 da MEDLINE. Os estudos, então, resultaram na importância da atenção dos pais para desenvolvimento ampliado das crianças com TEA, as quais necessitam de um cuidado especializado para que a autonomia e convivência em comunidade sejam preservadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.