O USO DA TIRZEPATIDA COMO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO EM PACIENTES COM OBESIDADE E DIABETES MELLITUS TIPO 02
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4691Palavras-chave:
Obesity, Tirzepatide, DiabetesResumo
A obesidade é a doença crônica mais prevalente em todo o mundo, caracterizada de acordo com a Organização Mundial da Saúde como acúmulo de gordura anormal ou excessiva, afetando no mundo quase 1 bilhão de pessoas. As intervenções no estilo de vida, geralmente promovem redução de peso moderada, sendo recomendado pelas diretrizes atuais o uso de medicamentos antiobesidade. A Tirzepatida é um agonista dual de GLP-1 e GIP, surgindo como uma nova opção terapêutica para a perda de peso em pacientes com obesidade e controle do diabetes mellitus tipo 2. Objetivos. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia terapêutica da tirzepatida em pacientes com obesidade e no controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus tipo 02. Métodos. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, em que foi realizada pesquisa nas bases de dados Scielo, PubMed, BVS e Cochrane, com seleção de 10 estudos entre os anos de 2022 e 2025. Resultados. Evidências demonstraram a eficácia da tirzepatida na redução do peso corporal e no controle glicêmico, com resultados superiores aos análogos de GLP-1. Estudos demonstraram redução percentual na massa gorda aproximadamente 3 vezes maior que a redução na massa magra, com variação percentual de peso de 16,1 kg até 23,6 kg em um período de 72 semanas. Conclusões. Conclui-se que a tirzepatida é uma opção terapêutica promissora com resultados significativos para perda ponderal em pacientes com obesidade, além de auxiliar nas metas glicêmicas em pacientes com diabetes tipo 02, demonstrando ser um tratamento seguro e com poucos efeitos colaterais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.