RISCO NUTRICIONAL EM PACIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO DE UM HOSPITAL PÚBLICO, BELÉM-PA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3637Palavras-chave:
Avaliação Nutricional, Doenças Cardíacas, HospitalizaçãoResumo
Introdução: A Sociedade Brasileira de Cardiologia relata que eventos coronarianos agudos como o infarto agudo do miocárdio (IAM) é a primeira demonstração de doença cardiovascular em 50% dos que apresentam o agravo. Objetivos: Avaliar o risco nutricional em pacientes com infarto agudo do miocárdio de um hospital público, Belém-pa. Material e Métodos: A pesquisa foi de caráter clínico-transversal e analítico, realizada com adultos e idosos internados na emergência cardiológica da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), a amostra foi por conveniência, composta por pacientes com IAM hospitalizados na FHCGV, no período janeiro a junho de 2022. Resultados: Dos 90 pacientes avaliados, a idade média obtida foi de 65+12 anos, com mínimo de 41 e máximo de 90 anos. A maioria era do sexo masculino (63,33%), na fase de vida idosa (58,89%); e apresentavam diagnóstico de IAM (58,89%). Quanto às comorbidades associadas, 34,44% eram diabéticos e 46,67% eram hipertensos. Em relação ao estilo de vida 18,89% eram etilistas e 11,11% eram tabagistas. Conclusão: O IAM acometeu majoritariamente indivíduos do sexo masculinos, já idosos, que estavam em sobrepeso estando associada com a hipertensão e diabetes. Quanto ao risco nutricional, a maioria dos pacientes estava sem risco nutricional, segundo a aplicação da triagem de risco nutricional NRS 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.