PRÁTICAS AVANÇADAS EM FISIOTERAPIA: USO DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE NA APS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21792Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Cicatrização de feridas, Terapia a laser de baixa intensidadeResumo
INTRODUÇÃO: A gestão do tratamento de feridas na Atenção Primária à Saúde (APS) continua sendo um desafio terapêutico e onera gastos públicos. O laser de baixa intensidade é um recurso usado na fisioterapia para auxiliar no processo de reparação tecidual útil no tratamento de feridas. A utilização do recurso como prática avançada em fisioterapia na APS pode ser considerada um instrumento de inovação. OBJETIVO: Ampliar o acesso e os cuidados de saúde em pacientes com feridas. Bem como, estabelecer ações de prevenção no âmbito da APS visando reduzir a prevalência e complicações de feridas. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, sobre o uso do laser de baixa intensidade pelo fisioterapeuta na aplicação em feridas, atuando de forma multidisciplinar na atenção básica. RESULTADOS: Foram atendidos 09 pacientes com feridas de origem diversas entre no mês de outubro de 2021 e maio de 2023. Houve resolutividade em 04 casos com o fechamento total da lesão, dois pacientes apresentaram liberação do uso de curativos e estavam em fase final de procedimento. Os demais tiveram evolução visível com redução da área de lesão, mas ainda permaneceram em acompanhamento para cuidados adicionais. CONCLUSÃO. Conclui-se que o uso do laser de baixa intensidade trouxe benefícios nos atendimentos realizados. Os resultados da inovação impactaram positivamente e apoiaram o trabalho de forma multidisciplinar. A intervenção proposta é viável, sustentável e factível na atenção primária à saúde pública, ampliando os cuidados no tratamento de feridas neste nível de atenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.