ELABORAÇÃO DE IOGURTE DE LEITE DE CABRA, SABORIZADO COM GELEIA DE RESÍDUO DE MANGA
UMA PERSPECTIVA PARA LANCHEIRAS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22588Palavras-chave:
Merenda escolar, Iogurte, Alimentação saudávelResumo
INTRODUÇÃO: O lanche na merenda escolar é uma das refeições fundamentais para garantir impacto dos alimentos no estado nutricional de escolares. O desenvolvimento de novos produtos funcionais vem para melhorar os hábitos alimentares desses indivíduos e da saúde pública, inclusive tornando alimentos que já são hábitos mais saudáveis. OBJETIVO: Elaboração de iogurte de leite de cabra adicionado de kefir e saborizado com geleia de resíduo de manga, numa perspectiva futura de inclusão nas lancheiras escolares. MÉTODOS: O iogurte e a geleia foram desenvolvidos no LASA, no Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí. Foram aplicados os testes de aceitação e intenção de compra utilizando escalas hedônicas de 9 pontos e escala de atitude de 5 pontos respectivamente. RESULTADOS: A amostra que continha açúcar no iogurte obteve 81,7 % e a amostra que não tinha açúcar, com 80 % de aceitação pela escala hedônica; 63,47% e 67,82% dos assessores provavelmente e certamente compraria o iogurte com açúcar e iogurte sem açúcar, respectivamente. CONCLUSÃO: Sensorialmente os produtos tiveram boa aceitação, ambas as formulações (com e sem açúcar) não diferiram estatisticamente em todos os atributos. Dessa forma, o produto apresenta-se como uma inovação que oferece grande potencial de sucesso no mercado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.