PARTICULARIDADES FISIOLÓGICAS DOS ANIMAIS IDOSOS QUE IMPLICAM NA ANESTESIA
REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3635Palavras-chave:
Anestesia, Anestésicos, Cuidados Perioperatórios, Envelhecimento, IdososResumo
Introdução: Devido aos avanços na Medicina Veterinária e ao estreitamento da relação entre animais e seus tutores, tem-se observado um crescimento do número de animais idosos submetidos a cirurgias e procedimentos anestésicos. Entretanto, sabe-se que os pacientes geriátricos apresentam alterações fisiológicas que reduzem a capacidade de reserva de diversos órgãos, tornando-os mais vulneráveis a intercorrências na anestesia. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é identificar e descrever as particularidades fisiológicas dos sistemas orgânicos dos animais geriátricos que podem interferir na anestesia. Metodologia: Realizou-se uma revisão bibliográfica nas bases de dados PubMed, Google Scholar e Scielo, buscando por artigos publicados no período entre 2012 e 2022, em português e inglês, e que abordassem aspectos relacionados à anestesia em animas idosos, no qual foram encontrados 10 artigos relevantes sobre o tema. Resultados: Alterações cardiovasculares encontradas nos idosos os tornam mais sensíveis às mudanças cardiovasculares induzidas pelos anestésicos. Alterações respiratórias contribuem para depressão respiratória, hipóxia e hipercapnia durante a anestesia. A função hepática alterada promove redução da metabolização, e consequentemente excreção dos fármacos, prolongando seu efeito. Alterações no SNC tornam o animal idoso mais sensível aos anestésicos, requerendo doses menores para atingir o efeito clínico. Mudanças no sistema renal reduzem a excreção dos fármacos, aumentando suas meias-vidas plasmáticas. Endocrinopatias também podem afetar fisiologia destes pacientes, aumentando o risco de intercorrências anestésicas. Conclusão: Conclui-se que animais geriátricos possuem alterações fisiológicas que aumentam os riscos da anestesia, devendo o cuidado no procedimento ser redobrado nestes pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.