EYEWIRE

MAPEAMENTO DE NEURITOS POR MEIO DE UM JOGO DE CIÊNCIA CIDADÃ

Autores

  • Cyntia Rebeca Da Silva Fernandes Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru
  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4388

Palavras-chave:

Tecido nervoso, Participação cidadã em Ciência e Tecnologia, Jogos de vídeo, Materiais de ensino

Resumo

Introdução: O EyeWire (link: https://eyewire.org/) é um jogo on-line de ciência cidadã executado em navegadores de internet que convoca jogadores de todo o mundo a auxiliar pesquisadores na reconstrução tridimensionais de neurônios com o objetivo de mapear a localização destas células do cérebro. Objetivos:  analisar os menus e comandos do jogo EyeWire, bem como seus tutoriais, no intuito de verificar seu potencial didático para utilização em sala de aula. Metodologia: o presente estudo realizou a tradução e análise dos menus e comandos apresentados no jogo, bem como os tutoriais do EyeWire. Os conteúdos abordados em cada tutorial foram analisados, sendo discutida a sua aplicabilidade didática em sala de aula no ensino de conceitos referentes a recursos de mapeamento da morfologia de neurônios. Foram estabelecidos também alguns pontos positivos e negativos observados após a análise dos tutoriais do jogo. Resultados: A análise dos tutoriais e funcionalidades do EyeWire revelou por meio destes, o usuário é capacitado a aprender a localizar fragmentos de neuritos em imagens de microscopia eletrônica de transmissão. Adicionalmente, o tutorial prepara os alunos para contribuir em pesquisas reais, o que aumenta ainda mais a relevância deste recurso didático. Conclusões: O jogo apresentou-se como uma ferramenta didática valiosa, potencializando o ensino de ciências por meio da gamificação e participação colaborativa. Contudo, a implementação do EyeWire em práticas educativas enfrenta desafios, incluindo a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e de competências digitais tanto por parte dos alunos quanto dos educadores.

Biografia do Autor

Cyntia Rebeca Da Silva Fernandes, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Patrícia Carvalho Garcia, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Fernandes, C. R. D. S., Hassunuma, R. M., Garcia, P. C., & Messias, S. H. N. (2024). EYEWIRE: MAPEAMENTO DE NEURITOS POR MEIO DE UM JOGO DE CIÊNCIA CIDADÃ. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 5(4), 1–17. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4388

Edição

Seção

Artigos Originais

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