EYEWIRE
MAPEAMENTO DE NEURITOS POR MEIO DE UM JOGO DE CIÊNCIA CIDADÃ
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4388Palavras-chave:
Tecido nervoso, Participação cidadã em Ciência e Tecnologia, Jogos de vídeo, Materiais de ensinoResumo
Introdução: O EyeWire (link: https://eyewire.org/) é um jogo on-line de ciência cidadã executado em navegadores de internet que convoca jogadores de todo o mundo a auxiliar pesquisadores na reconstrução tridimensionais de neurônios com o objetivo de mapear a localização destas células do cérebro. Objetivos: analisar os menus e comandos do jogo EyeWire, bem como seus tutoriais, no intuito de verificar seu potencial didático para utilização em sala de aula. Metodologia: o presente estudo realizou a tradução e análise dos menus e comandos apresentados no jogo, bem como os tutoriais do EyeWire. Os conteúdos abordados em cada tutorial foram analisados, sendo discutida a sua aplicabilidade didática em sala de aula no ensino de conceitos referentes a recursos de mapeamento da morfologia de neurônios. Foram estabelecidos também alguns pontos positivos e negativos observados após a análise dos tutoriais do jogo. Resultados: A análise dos tutoriais e funcionalidades do EyeWire revelou por meio destes, o usuário é capacitado a aprender a localizar fragmentos de neuritos em imagens de microscopia eletrônica de transmissão. Adicionalmente, o tutorial prepara os alunos para contribuir em pesquisas reais, o que aumenta ainda mais a relevância deste recurso didático. Conclusões: O jogo apresentou-se como uma ferramenta didática valiosa, potencializando o ensino de ciências por meio da gamificação e participação colaborativa. Contudo, a implementação do EyeWire em práticas educativas enfrenta desafios, incluindo a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e de competências digitais tanto por parte dos alunos quanto dos educadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.