REVISÃO INTEGRATIVA DE DISCUSSÕES BIOÉTICAS BASEADAS NA HISTÓRIA DE FRANKENSTEIN
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4159Palavras-chave:
Frankenstein, Bioética, Revisão integrativaResumo
Introdução: As novas tecnologias têm evoluído de uma maneira muito rápida nas últimas décadas e muitas vezes não existe uma reflexão adequada sobre as suas consequências. Assim, as discussões bioéticas em relação à ciência e a tecnologia que são abordadas em Frankenstein são trazidas novamente à tona devido ao medo do desconhecido e dos riscos relacionados a esse avanço tecnológico acelerado. Objetivo: Utilizar o método de pesquisa de revisão integrativa para verificar pesquisas realizadas dentro do âmbito da bioética que utilizaram a história de Frankenstein como modelo para discussão de diferentes temas relacionados à ciência e tecnologia. Material e métodos: Foi realizada a busca de artigos científicos na Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE), usando o descritor “Frankenstein” nos campos título e resumo (“Title/Abstract”), sendo aplicado o filtro texto completo gratuito (“Free full text”) e selecionados apenas os artigos relacionados à bioética. Resultados: Foram selecionadas 13 publicações para compor a atual revisão integrativa, sendo observado que os principais temas abordados foram: Bioética relacionada à pesquisa, ao tratamento, comunicação e abandono emocional do paciente, aos estudos ex vivo com órgãos e tecidos perfundidos, às técnicas de reprodução assistida, à estética, à produção de produtos transgênicos, ao cultivo de plantas geneticamente modificadas, ao transplante e à Biologia sintética. Conclusões: A partir da revisão integrativa foi possível observar que, devido ao rápido avanço tecnológico, o romance Frankenstein pode ser referência para inúmeras discussões que relacionam a Bioética com novas tecnologias que surgem diariamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.