USO DE ESCADAS COMO OPÇÃO DE DESLOCAMENTO EM SHOPPING DE TERESINA PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21093Palavras-chave:
Deslocamento, Ambiente, Conduta sedentáriaResumo
Introdução: A utilização de escadas de degraus é uma opção de deslocamento ativo que contribui para a melhoria da aptidão física, bem-estar e redução de doenças e agravos crônicos. Objetivo: Investigar a preferência da clientela de um shopping entre as escadas rolante e de degraus como opção de deslocamento vertical na cidade de Teresina Piauí, as motivações para a escolha e fatores relacionados. Método: Pesquisa observacional e investigativa, efetuada em um shopping de TeresinaPI. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se uma planilha e um questionário elaborados pelos pesquisadores, e as análises foram efetuadas no Stata 16.0. A pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FACEMA, parecer nº 3.223.712. Resultados: De acordo com a observação, a escada rolante foi preferida por ambos os sexos (69,41%, n=3.230), sendo 1,09 (IC 1,04-1,14) vezes mais prevalente no sexo feminino. Dentre os 93 participantes da etapa investigativa, 84 (90,3%) preferiram a escada rolante, sobretudo pela praticidade (n=77, 82,7%). Conclusão: Tanto na etapa observacional quanto na investigativa, observou-se preferência pela escada rolante, demonstrando maior adesão da clientela pelo tipo de deslocamento não ativo. Políticas de incentivo para o deslocamento ativo são necessárias em todas as instituições, públicas ou privadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.