PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS NOTIFICAÇÕES POR DENGUE NO MUNICÍPIO DE CRATEUS-CE NOS ANOS DE 2007 A 2020
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21604Palavras-chave:
Dengue, Vigilância Epidemiológica, Sistemas de InformaçãoResumo
INTRODUÇÃO: A dengue como uma das arboviroses mais relevantes da atualidade e se constitui um problema de saúde pública, pois diversos países descrevem-a como uma doença de alta suscetibilidade e de difícil controle vetorial. OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico das notificações para Dengue no município de Crateús-Ceará nos anos de 2007 a 2020. METODOLOGIA: Estudo epidemiológico, de abordagem quantitativa e descritiva, de série temporal, realizada através de dados obtidos do site do departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), estes dados se tratam das notificações por Dengue do município de Crateús-Ceará no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2020. Para o estudo do perfil epidemiológico as variáveis foram: notificação dos casos para cada ano; sexo; faixa etária; raça; classificação final da dengue e desfecho do caso. Em seguida, foram extraídos os dados de interesse; estes foram digitalizados e analisados no programa Microsoft Excel® versão 2016. Na análise descritiva dos dados, as variáveis são representadas no texto em frequências absolutas e/ou relativas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na cidade de Crateús-Ceará, dos anos de 2007 a 2020 foram realizadas 6.325(100%) notificações de Dengue, a maior incidência foi entre os anos de 2010 com 1704(26,9%) e 2011 com 1224(19,3%) notificações, em relação ao sexo no geral, 2674(42,2%) notificados eram do sexo masculino e 3651(57,7%) do sexo feminino e havia 01(0,1%) ficha com o sexo ignorado. Em relação a faixa etária a que prevaleceu no estudo foi: 20 e 59 anos com 3376(53,3%) notificações. A raça que prevaleceu nesta pesquisa foi a Parda com 2639(41,8%) notificações. Quando se fala em classificação final da Dengue, a que prevaleceu foi a Dengue ou Dengue Clássica com 6110(96,6%) casos classificados. Em relação ao desfecho a maioria evoluiu para a cura com uma soma geral em todos os anos de 5.698(90%). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esses dados relevantes para o aprimoramento dos conhecimentos de todos os profissionais que trabalham direta e indiretamente com essa casuística. Isto trouxe uma reflexão sobre a importante desse conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.