OBRAS DE EDGAR A. POE:
REGISTROS HISTÓRICOS DO CONHECIMENTO SOBRE DOENÇAS MENTAIS NO SÉCULO XIX
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4657Palavras-chave:
História da Medicina, Medicina na Literatura, Psicologia médica, Transtornos mentaisResumo
Introdução: Durante o século XIX, mais especificamente nos Estados Unidos, houve o primeiro grande movimento de reforma social a abordar o cuidado de indivíduos com doenças mentais. Naquele período, a Psicologia foi marcada pela transição de uma disciplina filosófica para uma ciência experimental, devido às variadas pesquisas sobre transtornos mentais. Foi neste contexto que viveu um dos escritores americanos mais importantes da Literatura Mundial: Edgar A. Poe. Objetivo: Buscar descrições de doenças mentais em contos de Edgar A. Poe, no intuito de verificar seu potencial enquanto registro histórico, no intuito de compreender o conhecimento médico no século XIX. Material e métodos: Foram analisados todos os contos do escritor e realizado um levantamento bibliográfico de artigos e livros, os quais mencionam possíveis doenças mentais descritas em suas obras. Outro levantamento bibliográfico foi realizado com o objetivo de estudar os transtornos mentais descritos pelo autor. Resultados: O levantamento bibliográfico mostrou que o escritor abordou seis doenças mentais em 12 obras diferentes, incluindo a catalepsia, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, síndrome dos duplos subjetivos, esquizofrenia e a síndrome do lobo frontal. Conclusões: As obras de Edgar A. Poe se mostraram um registro histórico de várias doenças mentais conhecidas e outras que ainda viriam a ser descritas por pesquisadores. Futuras pesquisas, analisando outras obras contemporâneas às analisadas, poderão agregar mais informações sobre o conhecimento existente dos diferentes transtornos mentais no século XIX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.