COLOR PICKER
APLICAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE NOMES DE CORES EM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE BIOMOLÉCULAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4597Palavras-chave:
Bioinformática, Simulação por computador, Percepção de coresResumo
Introdução: Alguns softwares usados em Bioinformática para simulação computacional de biomoléculas, como por exemplo o RasMol, apresentam uma quantidade limitada de cores cujos nomes foram pré-estabelecidos por seus desenvolvedores. Objetivo: Verificar a utilização do programa Color Picker como ferramenta para atribuição de nomes de cores usadas para representar biomoléculas inteiras ou suas partes. Material e métodos: inicialmente foram analisados os sistemas de notações de cores e os padrões de cores disponibilizados pelo programa RasMol. Em seguida foi verificado como o software Color Picker, pode ser utilizado para atribuição de nomes de cores de biomoléculas. Na última etapa foi discutida a importância da compreensão dos conceitos de espaço de cores e indução de cor na escolha de cores usadas em representações de biomoléculas. Resultados: Foi verificado que usando códigos de sistemas cores como RGB e HEX, é possível utilizado o programa Color Picker para atribuição de nomes de cores que não foram pré-definidas no RasMol. Conclusões: Embora o Color Picker pode ser utilizado para atribuir o nome a uma cor, existem tons de cores que possuem o mesmo nome no Color Picker. Desta forma, sugere-se que o nome de cores usados, por exemplo, em trabalhos científicos seja atribuído juntamente com o seu código RGB ou HEX, no intuito de definir o tom correto da cor escolhida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.