MALARIASPOT

CAPACITANDO CIDADÃOS PARA O DIAGNÓSTICO DA MALÁRIA POR MEIO DE UM JOGO EDUCATIVO

Autores

  • Nicoly de Oliveira Gonçalves Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru
  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista https://orcid.org/0000-0002-4769-2169
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4543

Palavras-chave:

Malária, Plasmodium, Participação Cidadã em Ciência e Tecnologia, Jogos de computador

Resumo

Introdução: O jogo MalariaSpot é um jogo online desenvolvido por pesquisadores da Universidade Politécnica de Madrid, desenvolvido com a proposta capacitar pessoas de fora do meio acadêmico, a realizar o diagnóstico microscópico por meio da identificação do protozoário Plasmodium, agente etiológico da malária, em lâminas de sangue coradas pela técnica de Giemsa. Objetivos: Realizar a análise do jogo MalariaSpot, e avaliar a sua aplicação didática no ensino sobre o diagnóstico microscópico da malária. Material e métodos: Na presente pesquisa, foi realizada a tradução e análise do tutorial do jogo MalariaSpot e dos principais comandos apresentados no menu, no intuito de avaliar a sua aplicabilidade em sala de aula enquanto recurso didático. Resultados: a tradução dos menus e caixas de texto do tutorial e a análise do jogo mostraram que o MalariaSpot é um excelente recurso de ensino na capacitação de pessoas que não pertencem ao meio científico na identificação microscópica do Plasmodium em esfregaços de sangue; uma vez que o jogo foi proposto a capacitar jogadores por meio do tutorial apresentado e o treinamento com partidas do jogo. Conclusões: A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que o jogo MalariaSpot, apesar de conter algumas limitações, como a falta de informações sobre as variações morfológicas do parasita, é um jogo que pode ser utilizado para ensinar qualquer pessoa sem preparo a realizar o diagnóstico microscópico da malária. Além disso, este jogo pode servir como modelo para pesquisas futuras, no intuito de contribuir com a melhora dos métodos de diagnóstico da malária e de outras doenças.

Biografia do Autor

Nicoly de Oliveira Gonçalves, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Patrícia Carvalho Garcia, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

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Publicado

03.03.2025

Como Citar

Gonçalves, N. de O., Hassunuma, R. M., Garcia, P. C., & Messias, S. H. N. (2025). MALARIASPOT: CAPACITANDO CIDADÃOS PARA O DIAGNÓSTICO DA MALÁRIA POR MEIO DE UM JOGO EDUCATIVO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 6(1), 57–67. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4543

Edição

Seção

Artigos Originais

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