MALARIASPOT
CAPACITANDO CIDADÃOS PARA O DIAGNÓSTICO DA MALÁRIA POR MEIO DE UM JOGO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4543Palavras-chave:
Malária, Plasmodium, Participação Cidadã em Ciência e Tecnologia, Jogos de computadorResumo
Introdução: O jogo MalariaSpot é um jogo online desenvolvido por pesquisadores da Universidade Politécnica de Madrid, desenvolvido com a proposta capacitar pessoas de fora do meio acadêmico, a realizar o diagnóstico microscópico por meio da identificação do protozoário Plasmodium, agente etiológico da malária, em lâminas de sangue coradas pela técnica de Giemsa. Objetivos: Realizar a análise do jogo MalariaSpot, e avaliar a sua aplicação didática no ensino sobre o diagnóstico microscópico da malária. Material e métodos: Na presente pesquisa, foi realizada a tradução e análise do tutorial do jogo MalariaSpot e dos principais comandos apresentados no menu, no intuito de avaliar a sua aplicabilidade em sala de aula enquanto recurso didático. Resultados: a tradução dos menus e caixas de texto do tutorial e a análise do jogo mostraram que o MalariaSpot é um excelente recurso de ensino na capacitação de pessoas que não pertencem ao meio científico na identificação microscópica do Plasmodium em esfregaços de sangue; uma vez que o jogo foi proposto a capacitar jogadores por meio do tutorial apresentado e o treinamento com partidas do jogo. Conclusões: A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que o jogo MalariaSpot, apesar de conter algumas limitações, como a falta de informações sobre as variações morfológicas do parasita, é um jogo que pode ser utilizado para ensinar qualquer pessoa sem preparo a realizar o diagnóstico microscópico da malária. Além disso, este jogo pode servir como modelo para pesquisas futuras, no intuito de contribuir com a melhora dos métodos de diagnóstico da malária e de outras doenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.