EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DO FUTURO

REFLEXOS DAS TIC’s NAS PRÁTICAS TRANSPANDEMICAS

Autores

  • Carla Patrícia de Carvalho e Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Nayhara Lopes de Oliveira Faculdade Uniube
  • Romualdo Ferreira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4236

Palavras-chave:

Jogos educativos, Educação básica, Ludicidade

Resumo

Introdução: O presente relato de experiência visa descrever de forma sucinta o envolvimento da aprendizagem lúdica com jogos e brincadeiras online, com práticas corporais educativas que visam a prevenção e a manutenção da saúde dos alunos. Foram realizadas atividades nos contextos pandêmicos (2021) que envolveram de forma direta o uso das TIC’s no processo de ensino/aprendizagem, tanto relacionadas aos discentes como aos docentes, e pós pandemia com o retorno às aulas presenciais. Objetivo: aproximar e envolver os alunos com a escola e com os conteúdos de forma inter, trans e multidisciplinar no momento e pós-pandemia com o uso de tecnologias que favorecem o processo ensino/aprendizagem e interação, além de beneficiar toda a comunidade escolar, os familiares e amigos dos alunos de forma direta e/ou indireta. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado por professores/as da rede Estadual e Federal na cidade de Arinos-Minas Gerais, envolvendo discentes da educação básica, abrangendo a toda comunidade escolar, e baseando-se no suporte teórico de autores defensores da educação popular, uma vez que o modelo educacional abordado no momento pandêmico não conseguiu garantir a qualidade da educação para as classes populares. Resultados: A participação dos alunos com condições para realização das atividades em rede foi surpreendente, quando aconteceu o retorno às aulas presenciais o projeto teve continuidade para proporcionar as experiências e vivências aos alunos de poder aquisitivo inferior ao desejado para obtenção de equipamentos que oportunizassem as práticas, disponibilizando aparelhos da rede estadual e quando na sua não completude os professores forneciam os aparelhos pessoais. Conclusão: O projeto alcançou todos os alunos e alunas da escola em que foi realizado o projeto, inclusive os que inicialmente não estavam no planejamento, teve uma divulgação, amplitude e interatividade efetiva dos alunos no âmbito da educação básica, abrangendo anos iniciais, fundamental e médio Por uma educação cientifica contemporânea que reconheça o fundamental papel das tecnologias, seu impacto nas diferentes dimensões da vida humana relacionados a prevenção e manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

de Carvalho e Freitas , C. P., Lopes de Oliveira, N., & Ferreira dos Santos, R. (2024). EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DO FUTURO: REFLEXOS DAS TIC’s NAS PRÁTICAS TRANSPANDEMICAS. Livros Da Editora Integrar, 43–52. https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4236