PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

LETRAMENTO NA ERA DIGITAL

Autores

  • Jussara Bernardi PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4247

Palavras-chave:

leitura e escrita, letramento, metodologias ativas, tecnologia, alfabetização

Resumo

Introdução: repensar a educação na contemporaneidade implica considerar que a apropriação de diferentes tecnologias digitais e de comunicação influenciam as relações sociais e, consequentemente, as formas de aprender relacionadas à leitura, escrita e letramento. Métodos: na era digital, torna-se essencial a adoção de metodologias de ensino em que os alunos se envolvam ativamente na aquisição da escrita. O presente estudo relata a experiência sobre o uso de tecnologias digitais na prática pedagógica envolvendo leitura e escrita desenvolvida em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Porto Alegre/RS. As atividades envolveram a constituição de grupos no whatsapp, elaboração de jogos pedagógicos voltados à alfabetização no wordwall, edupulses e google forms, produção de um e-book de histórias, criação de um canal no youtube para postar os vídeos gravados pelos alunos e a professora envolvendo contação de histórias, foram algumas das ações realizadas para concretizar o processo de alfabetização e letramento. Resultados: no ensino da linguagem escrita é possível aliar metodologias ativas com tecnologias digitais móveis para promover uma prática educativa centrada no estudante, possibilitando uma aprendizagem colaborativa (individual, grupal e mentorial) e se constituindo num caminho promissor e inovador em contraponto às práticas tradicionais do ensino. Conclusões: é oportuno destacar o aspecto potente do uso de metodologias ativas, aliada às tecnologias, na prática de leitura e escrita. No entanto, o envolvimento e parceria das famílias torna-se fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem se concretize.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Bernardi, J. (2024). PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA : LETRAMENTO NA ERA DIGITAL. Livros Da Editora Integrar, 63–74. https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4247