ENSINO DE CIÊNCIAS, SUSTENTABILIDADE E SOCIOBIODIVERSIDADE

MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE OS SABERES TRADICIONAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Ana Beatriz da Silva Lemos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Antônio Roberto Xavier Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
  • Pedro Bruno Silva Lemos Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Aiala Vieira Amorim Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
  • Cristiano da Silva Batista Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
  • Éverton Deângeles Lopes da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3793

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Etnociências, Saberes tradicionais

Resumo

Introdução: Compreender a natureza e conviver em harmonia com o meio ambiente são ações básicas e necessárias dentro do viés da sustentabilidade, nesse ínterim, educar para um mundo sustentável se torna uma tarefa primordial dentro da necessidade urgente. Método: Ante o exposto, objetivo da pesquisa é realizar um mapeamento sistemático a inserção dos Saberes Tradicionais no Ensino de Ciências desenvolvida na pós-graduação brasileira stricto sensu, a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), mediante a análise das dezoito (18) teses e dissertações. Resultado: Identificou-se que onze (11) Instituições de Ensino Superior (IESs) têm atuado no desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu acerca da inserção de propostas educacionais em Sociobiodiversidade no Ensino de Ciências. Observou-se o maior quantitativo de publicações sobre a inserção de conhecimentos e temáticas em Sociobiodiversidade no Ensino de Ciências nos anos de 2019, 2020 e 2022. Notou-se, além disso, que a predominância de teses e dissertações (38,8%) vinculadas a programas localizados na Região Nordeste pode decorrer do processo de descentralização e interiorização do Ensino Superior vivenciado nas últimas duas décadas. Ainda se identificou uma tendência caracterizada pelo desenvolvimento de pesquisas de cunho qualitativo aplicadas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Conclusão: Por fim, ressaltou-se a preponderância de pesquisas que abordam temáticas relacionadas à Educação Ambiental, conhecimentos tradicionais e Educação Intercultural, conclui-se que o ensino de ciências pode atuar nas ressignificações dos saberes tradicionais, visto que contribui para a contextualização e reflexão crítica a respeito dos conteúdos abordados em sala de aula.

Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Antônio Roberto Xavier -Pós-Doutor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Políticas Públicas e Sociedade e em Planejamento e Políticas Públicas, ambas as formações pela Universi- dade Estadual do Ceará (UECE), especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e graduado em História pela UECE e em Pedagogia pela Facul- dade Kurios (FAK). Professor permanente e vice-coordenador do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) e professor do curso de gra- duação em Administração Pública presencial, ambos da Unilab. Professor permanente do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da UECE. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: 1) Metodologia da Escrita e da Pesquisa Científicas; 2) Políticas Pú- blicas, Sociais e Sustentabilidade; 3) História, Memória e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena; 4) Poder, Política e Estado. É líder do grupo de pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS) da Unilab, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educa- ção (Nhime) da UFC, vinculado ao CNPq, e do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará (Gephec) da UFC, vinculado ao CNPq. É coordenador do Projeto Institucional Pla- nejamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (PPODES-GPS-Proppg-Uni- lab) e membro efetivo da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). E-mail: roberto@unilab.edu.br — Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3018-2058.

 

Pedro Bruno Silva Lemos, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Pedro Bruno Silva Lemos- Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste (Renoen) pelo IFCE. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Integrante do grupo de pesquisa Gestão de Políticas Sociais – GPS/Unilab/CNPq. E-mail: pedrolemos@unilab.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7235-9846.

 

Aiala Vieira Amorim, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

 

Aiala Vieira Amorim- Doutora e mestra em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Universidade Paulista (UNIP), e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora efetiva do Instituto de Desenvolvimento Rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). E-mail: aialaamorim@unilab.edu.br — Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4222-3459.

Cristiano da Silva Batista, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Cristiano da Silva Batista- Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Pesquisador do grupo de pesquisa em Educação, Diversidade e Docência (Eddocência). E-mail: cristianobatista@aluno.unilab.edu. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9021-3338.

Éverton Deângeles Lopes da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Éverton Deângeles Lopes da Silva- Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofônia Afro-Brasileira (Unilab), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Christus (Unichristus), graduado em Engenharia de Energias pela Unilab e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).E-mail: evertonengenharias@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-6975-4922

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Lemos, A. B. da S. ., Xavier, A. R., Lemos, P. B. S., Amorim, A. V., Batista, C. da S., & Silva, Éverton D. L. da. (2023). ENSINO DE CIÊNCIAS, SUSTENTABILIDADE E SOCIOBIODIVERSIDADE: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE OS SABERES TRADICIONAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS. Livros Da Editora Integrar, 58–72. https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3793

Edição

Seção

Meio Ambiente e Sustentabilidade: conceitos e aplicações

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.