ENSINO DE CIÊNCIAS, SUSTENTABILIDADE E SOCIOBIODIVERSIDADE
MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE OS SABERES TRADICIONAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3793Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Etnociências, Saberes tradicionaisResumo
Introdução: Compreender a natureza e conviver em harmonia com o meio ambiente são ações básicas e necessárias dentro do viés da sustentabilidade, nesse ínterim, educar para um mundo sustentável se torna uma tarefa primordial dentro da necessidade urgente. Método: Ante o exposto, objetivo da pesquisa é realizar um mapeamento sistemático a inserção dos Saberes Tradicionais no Ensino de Ciências desenvolvida na pós-graduação brasileira stricto sensu, a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), mediante a análise das dezoito (18) teses e dissertações. Resultado: Identificou-se que onze (11) Instituições de Ensino Superior (IESs) têm atuado no desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu acerca da inserção de propostas educacionais em Sociobiodiversidade no Ensino de Ciências. Observou-se o maior quantitativo de publicações sobre a inserção de conhecimentos e temáticas em Sociobiodiversidade no Ensino de Ciências nos anos de 2019, 2020 e 2022. Notou-se, além disso, que a predominância de teses e dissertações (38,8%) vinculadas a programas localizados na Região Nordeste pode decorrer do processo de descentralização e interiorização do Ensino Superior vivenciado nas últimas duas décadas. Ainda se identificou uma tendência caracterizada pelo desenvolvimento de pesquisas de cunho qualitativo aplicadas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Conclusão: Por fim, ressaltou-se a preponderância de pesquisas que abordam temáticas relacionadas à Educação Ambiental, conhecimentos tradicionais e Educação Intercultural, conclui-se que o ensino de ciências pode atuar nas ressignificações dos saberes tradicionais, visto que contribui para a contextualização e reflexão crítica a respeito dos conteúdos abordados em sala de aula.