A IDENTIDADE DO SURDO COMO PESQUISADOR E A RELAÇÃO DA METÁFORA DA BIPIRÂMIDE TRIANGULAR NO ENSINO DA QUÍMICA

Autores

  • José Lucas da Costa Campos Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Carlos Alberto da Silva Júnior Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Maria Caroline Santos Velozo Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Júlia Maria Soares Ferraz Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Fernanda Raquel da Costa Agra Amaral Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Niely Silva de Souza Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3792

Palavras-chave:

Metáfora da Bipirâmide Triangular, Comunidade Surda, Inclusão, Ensino de Química

Resumo

Introdução: As instituições de ensino no Brasil ainda não seguem plenamente os princípios da Inclusão Escolar para estudantes surdos, o que cria barreiras, principalmente no ensino de Química. Essas problemáticas são agravadas pela falta de terminologias científicas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), dificultando a aprendizagem desses discentes. No entanto, a participação ativa da Comunidade Surda (CS) e o uso da Metáfora da Bipirâmide Triangular (MBT) propõem uma representação inclusiva da Química nos cinco níveis elencados: simbólico, submicroscópico, macroscópico, aspecto humano e inclusão. Isso potencializa a inclusão, tornando o ensino mais acessível e coerente para todos. Objetivo: Nesse contexto, a pesquisa objetivou analisar a participação do estudante surdo e sua identidade como pesquisador, bem como a presença e o papel do Tradutor Intérprete da Língua de Sinais (TILS) no projeto, baseando-se no modelo da MBT. Metodologia: O estudo em questão foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa que considerou a participação da equipe de pesquisa, com ênfase na atuação do pesquisador surdo e do TILS. Resultados: Assim, verificou-se que essa interação resultou em um aprendizado mútuo, no qual todos os envolvidos tiveram a oportunidade de crescer e expandir os conhecimentos. Conclusão: Diante dos resultados alcançados, a viabilização e a aplicação da presente estratégia de intervenção pedagógica podem ser consideradas como alternativas práticas para a MBT, de maneira que todo o processo investigativo se respaldou no referido modelo, buscando tornar o ensino de Química verdadeiramente inclusivo.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Campos, J. L. da C. ., da Silva Júnior, C. A., Velozo, M. C. S. ., Ferraz, J. M. S. ., Amaral, F. R. da C. A., Souza, N. S. de ., & Figueirêdo, A. M. T. A. de. (2023). A IDENTIDADE DO SURDO COMO PESQUISADOR E A RELAÇÃO DA METÁFORA DA BIPIRÂMIDE TRIANGULAR NO ENSINO DA QUÍMICA. Livros Da Editora Integrar, 1–10. https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3792