FOLDIT
ANÁLISE DE UM JOGO DE COMPUTADOR PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA ESTRUTURAL
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3757Palavras-chave:
Biologia computacional, Ensino de Bioquímica, Jogo Digital, ProteínasResumo
Introdução: O modo educacional do jogo Foldit® foi desenvolvido durante a pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV2 como ferramenta didática no ensino remoto emergencial. Com o retorno às aulas presenciais, surge a questão de como o jogo pode ser utilizado em aulas práticas presenciais e no ensino à distância? Objetivo: o objetivo principal deste estudo é analisar todos os 39 quebra-cabeças do modo educacional do Foldit® e explorar a sua aplicação no ensino de Bioquímica Estrutural. Métodos: Foram resolvidos, traduzidos e analisados os 39 quebra-cabeças do modo educacional do Foldit®. A partir da análise dos quebra-cabeças baseada nos conteúdos apresentados nas janelas de texto e no objetivo de cada desafio, foi possível organizar sete grupos de acordo com o conteúdo a ser trabalhado pelo professor. Resultados: A análise dos quebra-cabeças permitiu a formação de sete grupos relacionados à: I: Apresentação da interface do jogo, II: Ensino de Bioquímica Estrutural das proteínas, III: Ensino da organização estrutural das proteínas, IV: Edição de proteínas, V: Ferramentas de simulação computacional, VI: Alinhamento de sequência de aminoácidos, e VII: Desafios individuais ou em equipes. Conclusões: A análise dos quebra-cabeças do modo educacional do Foldit® mostraram que os mesmos podem ser utilizados no ensino presencial e à distância, da mesma forma como foram propostos para o ensino remoto emergencial. Entretanto, para que se cumpram os objetivos da aula, faz-se necessário selecioná-los e organizá-los de forma a apresentar os conteúdos a serem tratados.