SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS EM JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4274Palavras-chave:
Reaproveitamento, Jogos educacionais, Ensino FundamentalResumo
Introdução: Foram desenvolvidos jogos, levando-se em conta os preceitos da Sustentabilidade, para auxiliar os alunos no entendimento de conceitos e conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, embasados nas competências apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 1° ao 4° anos do Ensino Fundamental e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral deste trabalho foi elaborar jogos pedagógicos usando materiais que possam ser reaproveitados e/ou que sejam de fácil reciclagem com foco no desenvolvimento da Língua Portuguesa e do Pensamento Lógico-Matemático para alunos do Ensino Fundamental. Material e Métodos: A pesquisa foi metodologicamente de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e utilizou como procedimento a pesquisa bibliográfica. Resultados: Ao todo foram desenvolvidos seis jogos pedagógicos para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa (três para cada área), bem como materiais acessórios, a partir de uso de itens de reaproveitamento e/ou de fácil destinação. Conclusão: considera-se que foi possível elaborar/construir jogos pedagógicos usando embalagens que iriam para descarte ou reciclagem, fazendo com que esses materiais sejam convertidos em jogos educativos e criativos com o objetivo de fazer com que as crianças aprendam não somente as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, mas que aprendam também a serem cidadãos conscientes de estarem fazendo a sua parte pela preservação do meio ambiente.