FÍSICA EXPERIMENTAL EM CASA
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4231Palavras-chave:
Ensino remoto, Experimentações, Laboratório, Ensino de físicaResumo
Introdução: A disciplina de física é uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes, talvez pela complexidade de suas equações e/ou pela forma como é ministrada. Via de regra, a disciplina de física é ensinada utilizando-se de aulas expositivas, devido ao alto custo que tem a instalação de um laboratório, bem como pela escassez de tempo para práticas experimentais quando a escola dispõe da estrutura. Objetivo: Nesse trabalho, propomos o uso de experimentações para o ensino de física. Metodologia: Usando a metodologia de ensino remoto, de forma a contribuir significativamente para aprendizado dos conceitos físicos, ajudando os alunos ao entendimento do assunto ministrado, na correlação entre teoria e fenômeno ocorrido no cotidiano do estudante, bem como uma opção para a falta de laboratório. Resultados: Os professores muitas vezes se detêm à explanação do conteúdo e resolução de exercícios cheios de cálculos e sem nenhuma relação com o cotidiano do estudante. Essa situação se contrapõe ao que se tem exposto nos documentos oficiais da educação nacional, onde o ensino de física deve preparar estudante para, interpretar e compreender os fenômenos da natureza que ocorrem nas mais diversas situações do seu cotidiano. O uso de aulas remotas cresceu durante a pandemia e os recursos disponível para tal são hoje mais uma ferramenta para aulas no sistema de ensino regular. Conclusão: Esta pode, inclusive, servir como um laboratório onde os alunos possam visualizar na prática e criar situações problemas, onde se possam analisar e discutir os conceitos de física segundo a teoria ministrada pelo professor.