MODO EDUCACIONAL DO FOLDIT®
UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE BIOQUÍMICA DE PROTEÍNAS E DE BIOINFORMÁTICA ESTRUTURAL
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3850Palavras-chave:
Bioquímica Estrutural, Bioinformática Estrutural, Ensino de Bioquímica, Jogo digital, ProteínasResumo
Introdução: O modo educacional do Jogo Foldit® foi disponibilizado em 2020 durante a pandemia da covid-19 no intuito de auxiliar professores em aulas remotas emergenciais para o ensino sobre a estrutura e o enovelamento de proteínas. Com o final da pandemia, o jogo com desafios na forma de quebra cabeças, continua disponível e professores podem adaptá-los ao ensino presencial e à distância. Objetivos: o objetivo principal foi analisar os 39 quebra-cabeças do modo educacional do Foldit® e verificar como os mesmos podem ser abordados no ensino de Bioquímica Estrutural de Proteínas e de Bioinformática Estrutural. Metodologia: Os 39 desafios do modo educacional do Foldit® foram resolvidos e analisados, sendo verificado em cada um quais foram os conceitos apresentados e as ferramentas utilizadas. Resultados: A partir da análise dos quebra-cabeças do modo educacional, foram selecionados seis que melhor apresentam componentes estruturais de proteínas e doze que introduzem os principais recursos do jogo, sendo apresentados em quadros que podem auxiliar professores a compreender: a) como o jogo pode ser utilizado para apresenta a estrutura bioquímica das proteínas; b) quais recursos o jogo oferece e como podem ser utilizados para introduzir a Bioinformática Estrutural aos alunos. Conclusões: por meio dos quebra-cabeças do modo educacional do Foldit®, é possível o professor apresentar conceitos bioquímicos das proteínas e utilizar o jogo para explicar aos alunos como funcionam alguns recursos que podem ser utilizados em Bioinformática Estrutural.