MODO EDUCACIONAL DO FOLDIT®

UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE BIOQUÍMICA DE PROTEÍNAS E DE BIOINFORMÁTICA ESTRUTURAL

Autores

  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Wilson Massashiro Yonezawa Departamento de Computação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Faculdade de Ciências - Câmpus Bauru

DOI:

https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3850

Palavras-chave:

Bioquímica Estrutural, Bioinformática Estrutural, Ensino de Bioquímica, Jogo digital, Proteínas

Resumo

Introdução: O modo educacional do Jogo Foldit® foi disponibilizado em 2020 durante a pandemia da covid-19 no intuito de auxiliar professores em aulas remotas emergenciais para o ensino sobre a estrutura e o enovelamento de proteínas. Com o final da pandemia, o jogo com desafios na forma de quebra cabeças, continua disponível e professores podem adaptá-los ao ensino presencial e à distância. Objetivos: o objetivo principal foi analisar os 39 quebra-cabeças do modo educacional do Foldit® e verificar como os mesmos podem ser abordados no ensino de Bioquímica Estrutural de Proteínas e de Bioinformática Estrutural. Metodologia: Os 39 desafios do modo educacional do Foldit® foram resolvidos e analisados, sendo verificado em cada um quais foram os conceitos apresentados e as ferramentas utilizadas. Resultados: A partir da análise dos quebra-cabeças do modo educacional, foram selecionados seis que melhor apresentam componentes estruturais de proteínas e doze que introduzem os principais recursos do jogo, sendo apresentados em quadros que podem auxiliar professores a compreender: a) como o jogo pode ser utilizado para apresenta a estrutura bioquímica das proteínas; b) quais recursos o jogo oferece e como podem ser utilizados para introduzir a Bioinformática Estrutural aos alunos. Conclusões: por meio dos quebra-cabeças do modo educacional do Foldit®, é possível o professor apresentar conceitos bioquímicos das proteínas e utilizar o jogo para explicar aos alunos como funcionam alguns recursos que podem ser utilizados em Bioinformática Estrutural.

Biografia do Autor

Wilson Massashiro Yonezawa, Departamento de Computação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Faculdade de Ciências - Câmpus Bauru

Prof. Assistente do Departamento de Computação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Faculdade de Ciências - Câmpus Bauru.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Como Citar

Hassunuma, R. M., & Yonezawa, W. M. (2023). MODO EDUCACIONAL DO FOLDIT®: UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE BIOQUÍMICA DE PROTEÍNAS E DE BIOINFORMÁTICA ESTRUTURAL. Livros Da Editora Integrar, 11–25. https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3850

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)