CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DAS GESTANTES E PUÉRPERAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Rosevani Rodrigues Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Daniele Moreira de Lima Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ceny Longhi Rezende Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eliza Hidalgo Morais Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Poliana Avila Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Solange Gueirós Felipe Enfermeira do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King Dourados

DOI:

https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4194

Palavras-chave:

Gravidez, Período Pós-Parto, Cuidados de Enfermagem, COVID-19

Resumo

Objetivo: analisar os cuidados de enfermagem a gestantes e puérperas realizados na APS   durante o período de pandemia da COVID- 19. Método: Revisão Sistemática de literatura, utilizando seguintes as bases de dados: BVS, Scielo e Medline/Pubmed. Resultados: Durante a pandemia da COVID-19, os cuidados de enfermagem às gestantes e puérperas na Atenção Primária à Saúde (APS) foram essenciais para garantir uma assistência segura e de qualidade. Os profissionais de enfermagem desempenharam um papel fundamental no cuidado dessas mulheres, enfrentando desafios como sobrecarga de trabalho, falta de recursos adequados e medo de contaminação. Essa revisão sistemática de literatura permitiu identificar medidas importantes adotadas pelos enfermeiros nesse contexto, como triagem e avaliação adequadas para a COVID-19, adaptações nos serviços de pré-natal, comunicação clara e empática e implementação de medidas de prevenção e controle de infecção. Considerações finais: Os estudos destacaram que gestantes e puérperas são mais suscetíveis a complicações relacionadas à COVID-19 e possuem um maior risco de hospitalização e necessidade de cuidados intensivos. Diante desses achados, é essencial que os profissionais de enfermagem repensem suas práticas, busquem atualização constante e tenham acesso aos recursos necessários para garantir uma assistência segura e de qualidade para as gestantes durante a pandemia da COVID-19.

Biografia do Autor

Daniele Moreira de Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Especialista em Enfermagem Obstétrica, e em Preceptoria em Saúde. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Enfermeira Obstétrica do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados - MS, Preceptora dos Programas de Residencia Multiprofissional em Saúde e Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica do HU-UFGD e Docente do Curso de Enfermagem na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS.

Ceny Longhi Rezende, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco e doutorado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Docente na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul ( UEMS).

Eliza Hidalgo Morais Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Mestre em Ensino em Saúde -Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Ensino em Saúde,MESTRADO PROFISSIONAL (PPGES)-UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS.Possui graduação em enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Oeste Paulista, especialista em Saúde Publica pela UNAERP, especialista em Educação Profissional na Área de Saúde : Enfermagem pela Escola de Saúde Pública Sergio Arouca, especialista em Gestão da Clinica nas Redes de Atenção à Saúde pelo Instituto Sírio Libanês, especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio Libanês.

Poliana Avila Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PSE/UEM. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto São Francisco de Assis, e Atividade Física e Saúde pela Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO.

Solange Gueirós Felipe, Enfermeira do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King Dourados

Enfermeira do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King Dourados

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

Ferreira, R. R., Lima, D. M. de, Rezende, C. L., Pereira, E. H. M. ., Silva, P. A. ., & Felipe, S. G. (2024). CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DAS GESTANTES E PUÉRPERAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Livros Da Editora Integrar, 64–72. https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4194

Edição

Seção

Práticas em saúde coletiva: contextualizando os saberes e experiências