FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM PARA O CUIDADO JUNTO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3796Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Formação Acadêmica, População em Situação de RuaResumo
Introdução: As pessoas em situação de rua estão sob um complexo processo de vulnerabilização decorrente das desigualdades estruturais da sociedade. Com intuito de oferecer atenção integral à saúde dessa população, instituiu as Equipes de Consultório na Rua, que adotam uma visão ampliada de cuidado e consideram as singularidades de vida do indivíduo. Atuar neste contexto de assistência se faz muito relevante para a formação acadêmica, pois é possível compreender a plenitude de cada ser humano. O objetivo é relatar a experiência de cuidado à população em situação de rua vivenciado por estudantes de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. Toma-se como período temporal as ações prestadas entre maio e julho de 2022, durante atividades desenvolvidas junto a uma Equipe de Consultório na Rua. Resultados: Os resultados foram organizados e estruturados em quatro eixos, sendo: “Campo de prática e organização do processo de trabalho da Equipe de Consultório na Rua”; “Cuidado de enfermagem junto à População em Situação de Rua e a articulação intersetorial”; e, “Tecnologias de cuidado e práticas de redução de danos”. Conclusões: Múltiplos atravessamentos perpassam a realidade das práticas de cuidado do Consultório na Rua. Esta experiência foi fundamental para aprofundar o entendimento sobre a atuação e o trabalho de uma Equipe de Consultório na Rua, bem como para ampliar os olhares para o cuidado de enfermagem, que deve ser construído dentro de um processo intersubjetivo, onde valoriza a interação e coloca em prática múltiplas tecnologias leves de cuidado como acolhimento, escuta, vínculo e empatia.