RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA CIENTÍFICA NO CONTEXTO BILÍNGUE: UMA PERSPECTIVA LOCAL PARA PROBLEMAS GLOBAIS
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4232Palavras-chave:
Cultura Científica, Pesquisa como Princípio Educativo, Língua Inglesa, CLIL, ODS-EDSResumo
Introdução: A partir de uma série de observações situadas na realidade das aulas de Língua Inglesa de um 9° ano do Ensino Fundamental, surge o Projeto A Local Perspective of Global Issues. Percebem-se intersecções entre áreas do conhecimento, habilidades e competências que poderiam perpassar com maior êxito os processos educativos dos estudantes enquanto princípios formativos de cidadania. Surgiu assim, o uso da pesquisa como princípio educativo na sala de aula visando a construção de uma cultura científica no processo de aprendizado da Língua Inglesa. Relato de Experiência: O objetivo foi instigar os estudantes na busca por soluções para questões globais a fim de aplicá-las na própria comunidade local. Para isso, eles necessitaram mover saberes internalizados, mas também desenvolver as habilidades de pesquisa-ação, e utilizando o Inglês como Língua Franca, o que lhes permitiu o acesso a informações em nível internacional. A metodologia abrangeu a abordagem CLIL - Content and Language Integrated Learning. O projeto que originou este trabalho fundamentou-se na BNCC para Língua Inglesa, no Documento da UNESCO (ODS e EDS), bem como nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (Teoria, Prática e Pesquisa). Discussão: Como resultado principal, destaca-se o engajamento da maioria dos alunos na resolução das atividades propostas em cada etapa, bem como na busca pela compreensão linguística e comunicativa. Conclusão: A aquisição da língua inglesa a partir da pesquisa como princípio educativo apresenta inúmeros benefícios, mas também desafios a serem superados com vistas a construção de uma cultura científica ainda na educação básica.