EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS PANDÊMICOS:
reflexões sobre usos práticos nos processos de ensino/aprendizagem entretecidos na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3820Palavras-chave:
Tecnologias, Pandemia COVID-19, Processo de ensino/aprendizagem, Educação BásicaResumo
O presente capítulo tem como objetivo geral estabelecer uma discussão crítica sobre os benefícios, os desafios e as possibilidades da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de ensino/aprendizagem na Educação Básica, considerando as novas formas de trabalhar, de se comunicar, de ensinar e de aprender que se delinearam a partir de 2020, com o surgimento abrupto da pandemia COVID-19. Na fundamentação, foram usadas teorias de Allessandrini (2002), Demo (1993), Kenski (2003), Lévy (1999), Moran (1993, 1998), Moreira (2021), Perrenoud (2000, 2002), dentre outros. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de se conhecer a importância da inserção ou ampliação das TDICs no contexto pandêmico, no qual o distanciamento social foi adotado para conter a proliferação do novo coronavírus. Os resultados encontrados permitiram observar que, nos contextos educacionais, em virtude dos efeitos da nova doença, muitos(as) professores (as) foram desafiados a adotar práticas pedagógicas digitais, as quais possibilitavam um contato com alunos(as) que dispunham de dispositivos eletrônicos para acessar os novos formatos da sala de aula.