IA generativa na personalização do cuidado a hipertensos na Atenção Primária
revisão integrativa e modelo teórico
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4726Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Hipertensão Arterial, Estratégias de Saúde Nacionais, Adesão ao tratamentoResumo
O objetivo do estudo foi discutir como a Inteligência Artificial Generativa pode contribuir para a personalização das orientações aos pacientes hipertensos no Programa de Saúde da Família. Consistiu em revisão integrativa, cujos achados subsidiaram um modelo teórico. Os achados revelaram que a Inteligência Artificial Generativa tem potencial para oferecer recomendações adaptadas ao perfil clínico, comportamental e social de cada paciente hipertenso. O modelo teórico construído contemplou entradas: dados clínicos, sociodemográficos, comportamentais e de utilização dos serviços de saúde; processamento: combinação de algoritmos supervisionados com Inteligência Artificial Generativa; saídas: estratificação do risco hipertensivo, geração de planos de cuidado personalizados, alertas inteligentes para as equipes sobre usuários com risco crescente ou baixa adesão e feedback educativo contínuo e automatizado para os pacientes. Concluiu-se que a incorporação da Inteligência Artificial Generativa na Atenção Primária, implementada de forma ética, segura, adaptada à realidade dos territórios e orientada à valorização do trabalho das equipes de saúde, pode qualificar o cuidado, melhorar desfechos clínicos e ampliar a autonomia dos usuários no manejo da hipertensão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.