Desenvolvimento e validação de conteúdo de manual instrucional para hipodermóclise pediátrica: um estudo metodológico
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4714Palavras-chave:
Hipodermóclise, Pediatria, Estudo de validaçãoResumo
A hipodermóclise é uma via segura e eficaz para a administração de fluidos e fármacos, mas sua aplicação em pediatria permanece subutilizada devido à carência de protocolos e treinamento especializado. O objetivo então foi construir e validar o conteúdo de um manual instrucional sobre hipodermóclise pediátrica, visando a padronização da prática e a capacitação da equipe multiprofissional. Trata- se de um estudo metodológico desenvolvido em um hospital pediátrico de alta complexidade em São Paulo. O processo envolveu revisão de literatura, diagnóstico situacional do conhecimento da equipe de enfermagem, elaboração colaborativa do manual e validação de conteúdo por enfermeiras especialistas. O diagnóstico inicial (n=41) revelou um conhecimento teórico geral satisfatório, mas com lacunas significativas em domínios práticos, como técnica de punção (50% de acertos) e compatibilidade de medicamentos (45%). O manual foi construído com sucesso e validado pelas especialistas, resultando em uma ferramenta instrucional consolidada e pronta para implementação. O estudo produziu um manual instrucional com conteúdo validado, cuja necessidade foi confirmada pelo diagnóstico de conhecimento prévio da equipe. A ferramenta desenvolvida serve como um recurso fundamental para a padronização do cuidado e para subsidiar futuros programas de capacitação, com o objetivo de aumentar a segurança e a eficácia da hipodermóclise na prática pediátrica.
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