IMPACTO DA PASTEURIZAÇÃO NA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE EM UM BANCO DE LEITE HUMANO NA CIDADE DE BELÉM – PA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3663Palavras-chave:
Banco de leite humano, Controle de qualidade, Pasteurização, Análise microbiológica, Leite HumanoResumo
Introdução: O leite humano é a primeira opção para alimentação de recém-nascidos, oferece a nutrição adequada para a produção de anticorpos, desenvolvimento estrutural e intelectual, os Bancos de Leites Humano têm um papel importante na saúde dos recém-nascido internados em UTI, pois ofertam LH pasteurizado de qualidade. Métodos: É um estudo transversal retrospectivo realizado em um Centro Referência Estadual de BLH. Utilizou-se dados secundários do BLH de resultados obtidos das análises microbiológicas após a pasteurização. Resultado: As análises feitas em 2019 identificaram um valor considerável de amostras positivas para o grupo coliformes mesmo após a pasteurização, em 2020 houve uma diminuição, porém, é possível identificar um alto valor de amostra positiva, já em 2021 houve uma queda considerável no valor de amostras positivas. Conclusão: A pesquisa mostrou a importância da pasteurização na eliminação de microrganismo, com as melhorias das técnicas empregada na pasteurização diminui o número de LH contaminado por coliformes e o descarte do LH doado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.