APRENDIZAGEM BASEADA EM TEATRO:
CRIANDO UM ROTEIRO PARA O ENSINO DA COAGULAÇÃO SANGUÍNEA PELA ESTRATÉGIA DOS CINCO ELEMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4588Palavras-chave:
Ensino, Materiais de ensino, Redação, Práticas InterdisciplinaresResumo
Introdução: A Aprendizagem Baseada em Teatro (ABT) corresponde a uma valiosa ferramenta didática ao oportunizar que alunos desenvolvam empatia, improvisação, melhora na comunicação verbal e não verbal, entre outros. O teatro em sala de aula oferece uma oportunidade para integrar o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos em um processo de reflexão e ação. Objetivos: Adaptar a estratégia dos cinco elementos proposta por Comparato (2009) como ferramenta para o desenvolvimento de roteiros para a ABT. Metodologia: No presente estudo foi apresentada uma estratégia de criação de roteiros para peças de teatro educacionais baseada em cinco elementos principais: ideia, conflito, personagens, ação dramática e tempo dramático. Foi apresentado o roteiro intitulado “Professora Neuza e a casquinha do Felipe”, que aborda as células do sangue e o processo de coagulação sanguínea, como um exemplo de como a estratégia pode ser aplicada para a produção de textos para peças teatrais a serem usadas em sala de aula. Resultados: Os resultados obtidos mostraram que a estratégia de cinco etapas, comumente utilizada para o desenvolvimento de textos de teatro, cinema e televisão, pode ser facilmente adaptada para a produção de roteiros para peças educacionais, no intuito de promover o conhecimento por meio da ABT. Conclusões: Embora a ABT seja uma ferramenta valiosa que possa ser aplicada no ensino de diferentes conteúdos complexos, é importante que futuras pesquisas sejam realizadas no intuito de avaliar os possíveis impactos e a qualidade de aprendizagem por meio da ABT, especialmente a longo prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.