STALL CATCHERS
JOGO DE CIÊNCIA CIDADÃ PARA LOCALIZAÇÃO DE OBSTRUÇÕES EM VASOS SANGUÍNEOS EM PACIENTES COM A DOENÇA DE ALZHEIMER
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4526Palavras-chave:
Doença de Alzheimer, Ensino, Jogos de computadorResumo
Introdução: O Stall Catchers (coletores de obstruções, na tradução livre) é um jogo on-line que promove a ciência cidadã e pode ser utilizado em qualquer dispositivo que possua acesso à navegadores de internet. Nele, jogadores podem auxiliar pesquisadores ao localizar capilares sanguíneos obstruídos em cérebros de camundongos com a doença de Alzheimer (DA) e os resultados obtidos nas partidas são utilizados como dados de pesquisas sobre a DA. Objetivos: Verificar como o jogo Stall Catchers pode ser aplicado em sala de aula aos alunos como recurso didático sobre a DA. Material e métodos: Na presente pesquisa, foi proposta a utilização do tutorial do jogo Stall Catchers como recurso didático para o ensino da DA. Para isso, foi realizada a tradução dos menus e caixas de texto do jogo, originalmente em inglês. Foram analisados os conhecimentos que podem ser apresentados aos alunos em sala de aula sobre a DA e a sua importância na promoção da ciência cidadã. Resultados: Após a tradução e análise dos conteúdos apresentados no tutorial do jogo Stall Catchers, foi discutido como o jogo pode ser utilizado para explicar o papel das obstruções de vasos sanguíneos cerebrais na etiopatogenia da DA, sendo listados os pontos positivos e negativos verificados na repetição de várias partidas do tutorial e do jogo. Conclusões: O jogo Stall Catchers apresentou-se como uma ferramenta didática acessível, que pode ser amplamente utilizado por alunos de diferentes níveis de ensino para a discussão sobre patogênese da DA. Vale destacar a importância da capacitação de novos jogadores, os quais podem ser colaboradores ativos no avanço de pesquisas sobre a DA. Entretanto, é importante ressaltar a necessidade de futuros estudos na área, principalmente no intuito de verificar os impactos a longo prazo dos jogos educacionais no processo de ensino.
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