GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ESTRATÉGIAS PARA ENGAJAR ALUNOS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4615Palavras-chave:
Gamificação, Biologia, EnsinoResumo
Entende-se que a biologia é um campo dinâmico, repleto de conceitos, teorias e um vasto arcabouço descritivo. Tornar esses temas acessíveis e envolventes é essencial diante dos desafios contemporâneos. Este trabalho busca descrever, com base na literatura publicada, a importância fundamental da gamificação no ensino de biologia e explorar como essa prática inova e transforma as interações nos ambientes educacionais. Foi realizada uma busca sistemática nas principais bases de dados acadêmicas, como SciELO e Periódicos CAPES, bem como no Google Acadêmico. Para isso, foram utilizados termos de pesquisa específicos, incluindo “Gamificação,” “Biologia,” “Ensino” e “Ciências Biológicas.” Para melhor compilação dos estudos foram utilizados critérios de inclusão e exclusão. Como critérios de inclusão utilizou-se estudos em português de 2000 até 2024, publicados de forma completa e gratuitamente, que abordassem o tema em questão. Já como critérios de exclusão utilizou-se estudos que não abordassem o tema em questão, fora do período de abrangência dos artigos e em outro idioma. Jogos online, aplicativos e plataformas educacionais são ferramentas em constante aprimoramento e cada vez mais utilizadas em sala de aula, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado mais dinâmica, acessível e tecnologicamente avançada, que facilita a aquisição de conhecimentos de forma envolvente e eficaz.