DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA DE ORIENTAÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS À CIRURGIAS ABDOMINAIS ALTAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4633Palavras-chave:
Educação em Saúde, Fisioterapia Oncológica, Mobilização precoceResumo
Introdução: O câncer está entre as principais doenças e problemas de saúde pública do mundo, estando também entre as principais causas de morte. Os do tipo gastrointestinais estão entre os dez mais incidentes no Brasil, e na região Nordeste, sendo que o câncer de estômago está na segunda posição. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar uma cartilha de orientações fisioterapêuticas para a alta dos pacientes submetidos a cirurgias abdominais oncológicas. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico realizado no período entre novembro de 2023 a janeiro de 2025, dividido nas seguintes etapas: o processo de construção da cartilha, o processo de validação e análise estatística. Os profissionais especialistas incluídos para a validação foram instruídos a ler o TCLE e responder a um formulário através da plataforma Google Forms. Para a análise quantitativa dos dados, foi realizado o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: Inicialmente, foram selecionados treze juízes especialistas para avaliarem a cartilha, todos fisioterapeutas, sendo a maioria (n=11, 85%) do sexo feminino, com média de idade de 33,3±5,6 anos (variando de 26-47 anos). O IVC global da cartilha foi de 0,96. Conclusão: Considera-se como alcançado o objetivo do estudo de descrever o processo de desenvolvimento e validação de um material que possa auxiliar pacientes em pós-operatório de cirurgias abdominais oncológicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.