RETALHO DE AVANÇO PARA EXÉRESE DE CARCINOMA SEBÁCEO EM REGIÃO DE CABEÇA EM UM CÃO
RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4321Palavras-chave:
Carcinoma Sebáceo, Cirurgia Reconstrutiva, Oncologia VeterináriaResumo
A cirurgia reconstrutiva é uma técnica que está sendo muito utilizada na rotina oncológica veterinária, tem como fundamento fechar defeitos cirúrgicos quando há presença de trauma, corrigir anomalias congênitas e remover neoplasias com margens cirúrgicas. Existem várias técnicas a serem utilizadas, deve-se levar em consideração a localização da ferida, tamanho, as linhas de tensão, disponibilidade da pele, elasticidade do tecido adjacente e vascularização regional para a escolha da técnica mais adequada. Cabeça e pescoço são regiões mais difíceis para realizar margens cirúrgicas, sendo das mais desafiadoras, com isso, a técnica de retalho de avanço subdérmico é uma das mais utilizadas nestes casos. O artigo descrito tem como objetivo relatar o caso de um cão com carcinoma sebáceo em região de cabeça, no qual foi utilizada a técnica de retalho de avanço, sendo um método curativo e com bom prognóstico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.