CIRURGIA RECONSTRUTIVA UTILIZANDO RETALHO PADRÃO AXIAL ILÍACO CIRCUNFLEXO PROFUNDO APÓS EXÉRESE ADENOCARCINOMA HEPATÓIDE EM CÃO - RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4157Palavras-chave:
Cirurgia Reconstrutiva, Neoplasia Perineal, Oncologia VeterináriaResumo
A cirurgia reconstrutiva vem sendo utilizada como uma grande ferramenta na reconstrução de grandes defeitos cirúrgicos, muitas vezes causadas por exéreses tumorais de grande extensão, na qual o fechamento de forma primária não é possível, permitindo assim funcionalidade tecidual e estética ao procedimento. É necessário avaliação de fatores específicos para escolha da melhor técnica possível, como localização, tamanho, linhas de tensão, além da experiência do cirurgião ser um grande fator determinante no sucesso da técnica a ser utilizada. O presente trabalho objetiva-se relatar o caso de uma canina com nódulo em região pélvica lateral ao anus, adenocarcinoma hepatóide, pelo qual foi utilizado um retalho de padrão axial ilíaco circunflexo profundo para fechamento do defeito cirúrgico, se mostrando eficaz e com excelentes resultados. O planejamento cirúrgico, as condutas trans e pós operatória contribuíram para o resultado desejado, ausentes de complicações pós operatória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.