A PARTICIPAÇÃO DA IL-7R NOS CASOS DE LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA AGUDA DE CÉLULAS T
UMA BREVE ABORDAGEM ATRAVÉS DO MÉTODO DE REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4184Palavras-chave:
Receptores de Interleucina-7, Revisão integrativa, Leucemia Linfoblástica Aguda de Células TResumo
Introdução: Uma via crucial para o desenvolvimento de células T é o receptor de interleucina-7 (IL-7R), sua sinalização normal, induzida pela heterodimerização, desempenha um papel importante no desenvolvimento destas células. Desde a década de 90, iniciou-se estudos relacionando a atividade da IL-7R com o desenvolvimento da leucemia linfoblástica aguda de células T (T-ALL), ainda pouco estabelecida até a atualidade. Objetivo: Exibir uma possível relação entre a atividade da IL-7R no agravamento dos casos de leucemia linfoblástica aguda de células T, a partir do método de revisão integrativa. Material e métodos: Foram pesquisadas as seguintes bases de dados: LILACS, PUBMED, BVS e SciELO, em ambos foram utilizados os termos “acute lymphoid leukemia”, “IL-7R” para pesquisa. Resultados: Foi realizado um levantamento de artigos científicos e, após critérios de exclusão, 14 artigos foram selecionados para compor a presente revisão integrativa, ambos evidenciando fortemente a relação entre a IL-7R e o desenvolvimento da leucemia linfoblástica aguda de células T. Conclusão: A revisão integrativa expôs evidências de que a IL-7R pode estar relacionada com o desenvolvimento e agravamento da leucemia linfoblástica aguda de células T. No entanto, até o presente momento não há dados que comprovem que ela sozinha pode gerar a neoplasia nos seres humanos, outros fatores podem colaborar, como mutações genéticas em genes supressores de tumores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.