ATIVIDADE EXTENSIONISTA COM PUÉRPERAS E GESTANTES EM PARNAMIRIM, RIO GRANDE DO NORTE
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20777Palavras-chave:
Aleitamento, Pré-natal, EducaçãoResumo
INTRODUÇÃO: O presente estudo relata uma experiência vivenciada por estudantes, do método PBL (problem based learning), de medicina do 3º (terceiro) período da Universidade Potiguar, os quais compartilharam conhecimentos sobre o período perinatal para mulheres na Unidade Básica de Saúde Parque das Orquídeas, localizada no bairro de Emaús, em Parnamirim - RN. Dessa forma, foi desenvolvida uma dinâmica lúdica para sanar o problema hodierno dos pensamentos coloquiais não científicos, que geram dúvidas nas gestantes e puérperas. OBJETIVO: O estudo tem como principal objetivo relatar a importância do estudante como agente ativo de ensino, que o método PBL (problem based learning) proporciona. MÉTODOS: O trabalho vigente foi realizado de modo em que o público-alvo, presente na sala de espera da Unidade Básica puxasse afirmações cotidianas, pré-estabelecidas que geram dúvidas, escritas em papéis recortados para que os estudantes sanassem tais questões de senso comum. RESULTADOS: Os resultados obtidos com a ação foram positivos, dos quais: maior entendimento das gestantes sobre o assunto, diminuição de dúvidas geradas por senso comum, maior segurança de conduta do público-alvo e experiência produtiva dos estudantes em prática. CONCLUSÃO: Assim, pode-se concluir que existe a necessidade de que projetos como o descrito façam parte do calendário acadêmico das instituições de ensino, de modo que o estudante seja o maior atuante e possa passar os conhecimentos adquiridos durante a graduação para quem precisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.