ATIVIDADE EXTENSIONISTA COM PUÉRPERAS E GESTANTES EM PARNAMIRIM, RIO GRANDE DO NORTE

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Mariana Ferreira Nunes Eufrásio
  • Mariana Tainá Oliveira de Freitas
  • Milena Moura Jácome

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20777

Palavras-chave:

Aleitamento, Pré-natal, Educação

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente estudo relata uma experiência vivenciada por estudantes, do método PBL (problem based learning), de medicina do 3º (terceiro) período da Universidade Potiguar, os quais compartilharam conhecimentos sobre o período perinatal para mulheres na Unidade Básica de Saúde Parque das Orquídeas, localizada no bairro de Emaús, em Parnamirim - RN. Dessa forma, foi desenvolvida uma dinâmica lúdica para sanar o problema hodierno dos pensamentos coloquiais não científicos, que geram dúvidas nas gestantes e puérperas. OBJETIVO: O estudo tem como principal objetivo relatar a importância do estudante como agente ativo de ensino, que o método PBL (problem based learning) proporciona. MÉTODOS: O trabalho vigente foi realizado de modo em que o público-alvo, presente na sala de espera da Unidade Básica puxasse afirmações cotidianas, pré-estabelecidas que geram dúvidas, escritas em papéis recortados para que os estudantes sanassem tais questões de senso comum. RESULTADOS: Os resultados obtidos com a ação foram positivos, dos quais: maior entendimento das gestantes sobre o assunto, diminuição de dúvidas geradas por senso comum, maior segurança de conduta do público-alvo e experiência produtiva dos estudantes em prática. CONCLUSÃO: Assim, pode-se concluir que existe a necessidade de que projetos como o descrito façam parte do calendário acadêmico das instituições de ensino, de modo que o estudante seja o maior atuante e possa passar os conhecimentos adquiridos durante a graduação para quem precisa.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Ferreira Nunes Eufrásio, M., Oliveira de Freitas, M. T., & Moura Jácome, M. (2023). ATIVIDADE EXTENSIONISTA COM PUÉRPERAS E GESTANTES EM PARNAMIRIM, RIO GRANDE DO NORTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 1232–1236. https://doi.org/10.51161/conais2023/20777

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.