A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO A IDOSOS EM PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20893Palavras-chave:
Sistematização da assistência de enfermagem, Idoso, Humanização da assistênciaResumo
INTRODUÇÃO: Os altos índices de hospitalização na população idosa constituem uma problemática de causa multifatorial que geram impactos sobre a qualidade de vida dessa população. Nesse sentido, observa-se a importância da utilização da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) como uma tecnologia de cuidado estruturada, conforme o atendimento às necessidades básicas de saúde do indivíduo, visando a prestação de uma assistência qualificada. OBJETIVO: relatar a experiência do emprego da SAE durante o estágio curricular no atendimento às pessoas idosas hospitalizadas. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, que versa acerca da utilização da SAE para elaboração e implementação de planos de cuidados para os pacientes assistidos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a aplicação da anamnese e do exame físico, identificou-se a existência de vulnerabilidades psicossociais e emocionais, para além das condições físicas de saúde. Destaca-se, esse momento também oportunizou à criação de vínculo terapêutico e implementação de algumas intervenções planejadas. Dessa forma, observou-se a necessidade de uma atenção individualizada na prestação de cuidado emocional aos pacientes. Baseando-se na observância das necessidades biológicas e sociais identificadas foram elencados diagnósticos prioritários relacionados a condição de saúde dos pacientes no momento da entrevista. CONCLUSÃO: o emprego da SAE durante o estágio curricular contribuiu para a formação acadêmica e profissional dos estudantes envolvidos e a criação de vínculo terapêutico com os pacientes, o que permitiu a compreensão do contexto geral vivenciado no processo de internação hospitalar e vulnerabilidades enfrentadas pela pessoa idosa neste processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.