PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UMA GESTANTE COM PRÉ-ECLÂMPSIA: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21882Palavras-chave:
Pré-Eclâmpsia, Processo de Enfermagem, EnfermagemResumo
Introdução: A pré-eclâmpsia é caracterizada por hipertensão que ocorre após 20 semanas de gestação, com desaparecimento até 12 semanas pós-parto, constituindo-se uma das principais causas de morte materna. Objetivo: Descrever os resultados de um plano assistencial de enfermagem de uma gestante com pré-eclâmpsia. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo estudo de caso, direcionada a uma paciente que evoluiu com pré-eclâmpsia, em uma maternidade de referência localizada em Fortaleza, Ceará, no período de maio de 2022. Os dados foram obtidos após avaliação para elaboração dos diagnósticos NANDA taxonomia II, julgamento clínico, intervenção e metas. Foram respeitados os princípios éticos de acordo com a resolução 466/2012 e o presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa sob protocolo de número 1.899.089. Resultados: Os diagnósticos de enfermagem encontrados foram: Prontidão para a amamentação aprimorada; Risco de perfusão de tecido cerebral ineficaz; Risco de infecção; Risco de função cardiovascular prejudicada; Risco de sangramento. Considerações finais: A utilização de uma linguagem padronizada permite a melhoria na comunicação multiprofissional tendo sempre como objetivo proporcionar uma melhor assistência ao paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.