ATIVIDADE CONTRA O GÊNERO LEISHMANIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPOSTOS À BASE DE INDOL
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21937Palavras-chave:
Leishmaniose, Indol, Derivados de IndolResumo
INTRODUÇÃO: As leishmanioses têm um impacto significativo na saúde pública e os tratamentos existentes apresentam graves efeitos adversos e há inúmeros relatos de parasitos resistentes aos tratamentos convencionais. Portanto, há um interesse crescente na investigação dos compostos derivados de indol devido ao seu potencial antileishmania, proporcionando menor toxicidade aos pacientes. OBJETIVO: Este estudo busca analisar compostos derivados do indol como uma nova opção de tratamento antileishmania, visando maior eficácia e menos prejuízo à saúde dos pacientes. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa de artigos publicados entre os anos de 2018 a 2023, em bases de dados como o PubMed, Science Direct e Scopus. RESULTADOS: A revisão incluiu artigos tratando-se de estudos experimentais sobre a atividade antileishmania de compostos derivados de indol. Todos os compostos demonstraram níveis satisfatórios de seletividade, com inibição parasitária de alto a moderado e baixa citotoxicidade. CONCLUSÃO: Os derivados de indol são uma abordagem promissora para o desenvolvimento de novos medicamentos contra as leishmanioses, com resultados positivos de boa seletividade e baixa citotoxicidade em comparação aos fármacos atuais, tornando-os potentes candidatos para um novo tratamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.