ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS DE COLOSTOMIA NAS CINCO REGIÕES DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3633Palavras-chave:
Colostomia, Cuidados de enfermagem, EpidemiologiaResumo
Introdução: A colostomia é um procedimento cirúrgico no qual ocorre a exteriorização de uma alça do intestino fixada ao abdômen para eliminar o conteúdo intestinal. O objetivo do presente trabalho foi descrever o número de procedimentos de colostomia nas cinco regiões do Brasil no ano de 2021. Métodos: Estudo epidemiológico descritivo, com abordagem quantitativa, com dados coletados a partir da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Resultados: Foi possível constatar que o número total de colostomias, aprovadas e realizadas em todas as unidades federativas do Brasil foi de 6.912 no ano de 2021, sendo o Sudeste a região com o maior quantitativo de procedimentos, 46,7%. A seguir está a região Nordeste, com 21,3% dos procedimentos e internações voltados à colostomia, já o Sul obteve 18,2 procedimentos realizados e as regiões Norte e Centro-Oeste, realizaram 7,3% e 6,5% procedimentos de colostomia, respectivamente. Conclusão: Conclui-se, portanto, que das cinco regiões do Brasil, durante o ano de 2021, a região Sudeste foi a que realizou o maior número de colostomia e quando analisado mensalmente, o mês com maior número de procedimentos foi outubro. Espera-se que esse estudo contribua para o conhecimento e a compreensão dos estudantes e profissionais da saúde na assistência às pessoas com ostomias no Sistema Único de Saúde, bem como a importância do acolhimento e padronização das estratégias de atendimento como forma de aperfeiçoar os serviços ofertados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.