ESTRATÉGIAS LÚDICAS NA CONSCIENTIZAÇÃO VACINAL INFANTOJUVENIL PROMOVIDAS POR UMA PROGRAMA DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4281Palavras-chave:
Educação em saúde, extensão, vacinaçãoResumo
Introdução: Promover a conscientização vacinal em crianças e adolescentes é um desafio complexo, exigindo estratégias pedagógicas adaptadas a esse público, por meio de abordagens lúdicas para tornar o processo educativo eficaz. Este trabalho relata experiências de atividades educativas sobre vacinação voltadas a crianças e adolescentes, desenvolvidas por um programa de extensão da Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro-Oeste (UFSJ-CCO). Métodos: A metodologia, adaptada às características de cada faixa etária e à singularidade do público-alvo, incluiu intervenções pedagógicas, como rodas de conversa, tanto convencionais quanto adaptadas por meio da dinâmica de "batata quente", além de apresentações teatrais e produção de materiais didáticos. Isso assegurou uma variedade de estratégias para promover a importância da vacinação, especialmente no contexto atual marcado por desinformação e recusas vacinais. Resultados: A adoção de estratégias lúdicas melhora a compreensão de crianças e adolescentes sobre o papel das vacinas na prevenção de doenças, facilitando a assimilação de informações e o debate das incertezas associadas à vacinação. A colaboração entre profissionais de saúde, educadores, pais e responsáveis foi fundamental para o sucesso e a continuidade dessas estratégias, destacando a importância de uma abordagem multidisciplinar. Conclusão: A integração de ações extensionistas que incorporam elementos lúdicos revelou-se como uma abordagem dinâmica e eficaz, no que diz respeito à conscientização acerca da vacinação infantil. A elaboração de materiais e a realização de atividades lúdicas sobre vacinação permitiram uma análise aprofundada da relevância dessas intervenções na promoção da educação em saúde para crianças e adolescentes, fomentando a abrangência e otimizando o impacto positivo dessas práticas em diversos contextos.