O USO TERAPÊUTICO DO CANABIDIOL EXTRAÍDO DA PLANTA CANNABIS SATIVA COMO UMA ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4172Palavras-chave:
Cannabis sativa, Canabidiol, Uso terapêutico, EfeitosResumo
Introdução: A Cannabis sativa é uma planta que contém diversas substâncias químicas, denominadas canabinoides. Neste conjunto inclui-se o Canabidiol (CBD), objeto de estudo nesta pesquisa. Atualmente, há um crescente número de pesquisas laboratoriais e experimentais objetivando conhecer o efeito terapêutico e o uso terapêutico do Canabidiol. Objetivo: Analisar a ação do Canabidiol como recurso terapêutico em tratamentos neurológicos, considerando evidências científicas publicadas. Metodologia: revisão integrativa e abordagem qualitativa, com seleção e análise de sete artigos científicos, encontrados em revistas na base eletrônica de dados. Descritores utilizados: “Canabidiol”, “efeitos terapêuticos da Cannabis sativa” e “uso de Canabidiol”. Os artigos analisados datam 2019 e 2020, o que possibilitou obter informações suficientes para sintetizar conclusões. Resultados: Todos os estudos evidenciaram a diversidade de ações terapêuticas do Canabidiol, já que suas propriedades químicas mostram benefícios justificando seu uso. Ações: neuroproteção, ansiolítico, antidepressivo, antipsicótico, analgésico e antieplético. Diante destes efeitos foi possível comprrender a sua aplicação terapêutica na Epilepsia Refratária, por exemplo, onde tem-se no canabidiol uma medida extra para o controle de crises convulsivas não controladas com medicamentos. Conclusão: o Canabidiol é uma substância com grande potencial terapêutico, que tornou-se promissor no tratamento de doenças neurológicas, como: Transtorno de Ansiedade, Epilepsia, Depressão, Dor Neuropática, Esclerose Múltipla, dentre outras. Entretanto, mesmo diante de efeitos positivos, é necessário mais pesquisas para conhecer todas as ações possíveis, e estabelecer segurança terapêutica, pois seu acesso e consumo envolvem embates legais e sociais por sua extração decorrer da planta Cannabis sativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.