A UTILIZAÇÃO DE PEELINGS QUÍMICOS NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3748Palavras-chave:
Peeling químico, Quimioesfoliação, Resurfacing químico, ÁcidosResumo
Introdução: A acne vulgar é uma doença inflamatória crônica de caráter tópico, que pode ocasionar lesões em tipo de comedões, pápulas, pústulas, nódulos, cistos, e mais gravemente podem gerar cicatrizes em graus variáveis. Apresenta patogênese multifatorial, que podem causar aparência inestética e consequências psicossociais. Entretanto, existem diversas modalidades terapêuticas para o tratamento da acne vulgar, desde terapias farmacológicas e estéticas que auxiliam na melhora da aparência da pele acometida, dentre eles, destaca-se o peeling químico. Objetivo: Reunir e analisar evidências sobre a utilização dos peelings químicos no tratamento da acne vulgar, através de um estudo de revisão integrativa da literatura. Material e Métodos: Para a realização da pesquisa foram utilizadas as bases de dados PubMed e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), buscando publicações no idioma inglês, português e espanhol, publicados nos últimos 10 anos. Com relação a seleção dos estudos, foi realizada segundo critérios de inclusão e exclusão estabelecidos nesta revisão, ao final, 23 publicações foram selecionadas para análise crítica. Resultados: Os peelings químicos mais utilizados foram os muitos superficiais e superficiais, dentre eles, o mais predominante foi o peeling de ácido salicílico. Já com relação aos peelings combinados, os mesmos apresentaram menores efeitos colaterais, além disso, o uso concomitante do peeling químico juntamente com outra terapia demonstrou ser eficaz, obtendo bons resultados. Conclusão: Como evidenciado nos estudos selecionados, observou-se redução das lesões da acne e melhora no aspecto geral da pele, refletindo diretamente na satisfação dos pacientes, bem como na melhoria da qualidade de vida, demonstrando ser uma opção de tratamento efetivo e seguro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.