UTILIZAÇÃO DE TOXINAS OFÍDICAS COMO MECANISMOS FARMACOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3847Palavras-chave:
Toxinas biológicas, Efeito terapêutico, Toxina de SerpenteResumo
Introdução: Os acidentes ofídicos são um problema de saúde pública e como forma de remediá-los são utilizadas as toxinas ofídicas, devido as suas propriedades terapêuticas e farmacológicas. Portanto o objetivo deste trabalho é analisar os efeitos farmacológicos das toxinas ofídicas de serpentes oriundas da região amazônica no tratamento de doenças sistêmicas. Métodos: pesquisa bibliográfica utilizando as principais ferramentas de busca de artigos científicos e clínicos online como: Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed), Medscape, Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Web of Science, entre outros. Resultados: A pesquisa sobre as propriedades terapêuticas do veneno das serpentes dos gêneros Bothrops, Crotalus e Lachesis apresenta resultados promissores e revela o potencial desses compostos na busca por novos medicamentos para o tratamento de diversas doenças. Conclusão: Essas peçonhas contêm uma ampla variedade de substâncias, como proteínas, glicídios e outras moléculas, que têm demonstrado atividade farmacológica em estudos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.