EXODONTIA DE DENTE INCLUSO PRÓXIMO A ESTRUTURAS NOBRES ASSOCIADO À TERAPIA DE REGENERAÇÃO ÓSSEA
RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3728Palavras-chave:
Cirurgia Bucal, Dente Incluso, Fibrina Rica em Plaquetas, Terapia a Laser de Baixa Potência, Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico.Resumo
Introdução: A impactação dentária é a posição intraóssea do dente após o tempo esperado de erupção. Os caninos superiores apresentam significativa prevalência de impactação, com predisposição pela maxila e sexo feminino, tendo etiologia multifatorial. O diagnóstico é realizado por exames clínico, e radiográfico e tomográfico, o tratamento dependente da posição do canino. A remoção cirúrgica é uma das abordagens terapêuticas mais utilizadas, está associada a técnicas de regeneração tecidual, como a Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) para otimizar a cicatrização e o conforto pós-operatório com uso da laserterapia de baixa potência (LBP). Objetivo relatar exodontia de canino superior incluso, destacando o auxílio da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) e os benefícios do PRF e LBP no pós-operatório. Método: trata-se de relato de estudo de caso. Para sua construção foi considerado o check-list CARE (Consensus-based Clinical Case Reporting). Resultados: Paciente do sexo feminino, buscou atendimento, queixando-se do canino incluso. Na tomografia, notou-se impactação do 13, relação com o seio maxilar e direcionamento vestibular. Foi indicada a exodontia pela impossibilidade de tracionamento ortodôntico. Realizado acesso vestibular, osteotomia e odontosecção para remoção do elemento; notou-se comunicação bucosinusal. Preenchido o alvéolo por PRF e realizado LBP no pós-operatório imediato. Conclusão: Exodontia de dente incluso próximo a estruturas nobres requer planejamento individualizado. Utilização do PRF e LBP pode ser benéfica para melhor pós-operatório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.