SINAL DA CORCOVA DE HAMPTON
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4179Palavras-chave:
Sinal da corcunda de Hampton, Embolia pulmonar, Revisão integrativaResumo
Introdução: O sinal da corcova de Hampton corresponde a um achado radiográfico incomum caracterizado por uma opacificação em forma de cunha junto à pleura, geralmente decorrente de infarto pulmonar distal a uma embolia pulmonar. A presença deste sinal, observado em radiografias torácicas, é altamente sugestiva de embolia e infarto pulmonar. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa sobre o sinal da corcova de Hampton relacionada a casos de embolia pulmonar, para analisar os artigos científicos publicados sobre o assunto, no intuito de comparar e sumarizar os resultados observados. Material e métodos: Foi realizada uma busca avançada de artigos científicos no Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line (MEDLINE), utilizando como descritor o termo “sinal da corcova de Hampton” (Hampton’s hump sign) para identificação das publicações que compuseram a revisão integrativa. Resultados: Foram selecionados 22 artigos científicos para compor a atual revisão integrativa, sendo todos referentes a estudos de caso. Alguns artigos relacionaram o sinal estudado com outros achados radiográficos como os sinais de Westermark, Palla e Fleischner que também ocorrem em casos de embolia pulmonar. Conclusões: Devido ao fato de todos os artigos identificados na presente pesquisa serem estudos de casos, é importante que sejam realizadas futuras pesquisas com amostragens maiores de pacientes com embolia e infarto pulmonar, para que se possa determinar a frequência com que o sinal de Hampton aparece nesses casos, tanto no mundo, quanto no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.